Você está aqui
Home > Fique por dentro > PRÊMIO DUPONT DIVULGA OS CAMPEÕES DO ANO EM PROTEÇÃO AO TRABALHADOR

PRÊMIO DUPONT DIVULGA OS CAMPEÕES DO ANO EM PROTEÇÃO AO TRABALHADOR

Vencedores da 11ª edição foram anunciados ontem (15), em evento online; projetos de toda a América Latina concorreram em oito categorias

Em cerimônia online realizada na noite de ontem (15), a DuPont anunciou os vencedores do 11º Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento destacou os projetos mais criativos do ano, no âmbito de toda a América Latina, para a redução dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a promoção de conforto aos profissionais em atividades industriais e de serviços.

A premiação, realizada todos os anos, busca reconhecer e homenagear empresas, estudantes e influenciadores que utilizam as melhores tecnologias para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho, bem como assegurar o conforto dos profissionais.

Foram revelados durante o evento os vencedores das categorias de produtos Kevlar®, Nomex® e Tyvek®/Tychem®, além das categorias Estudante, Parceiro Destaque, Influenciador do Ano, Sustentabilidade e Grand Prix.

Computadores, laptops, smartphones, tablets, câmeras e vouchers estão entre os prêmios desta edição. Saiba todos detalhes no site oficial do prêmio.

A seguir, a lista dos vencedores e um resumo dos projetos.

GRAN PRIX

Instituto Butantan: O Instituto Butantan venceu a categoria Gran Prix com o projeto focado no cuidado aos colaboradores e também do meio ambiente, reciclando vestimentas descartáveis feitas com a tecnologia Tyvek®.

SUSTENTABILIDADE

Braskem: A Braskem levou a categoria Sustentabilidade por substituir antigos uniformes de algodão pela fibra antichamas DuPont™ Nomex®. Depois de um longo processo, a petroquímica selecionou a Alsco, uma empresa comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade, que confecciona, aluga, lava e distribui os uniformes nas instalações da petroquímica.

TYVEK®/TYCHEM®

1º lugar: Instituto Butantan

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, substituiu os uniformes laváveis usados nos processos de fabricação das vacinas e soros, por descartáveis do tipo Tyvek®. Também criou em parceria com a DuPont, um processo de logística reversa das vestimentas descartáveis usadas em áreas limpas, que não eram contaminadas por resíduos perigosos e infectantes.

2º lugar: Braskem

A Braskem, petroquímica de atuação global, com soluções sustentáveis da química e do plástico, fez dois anos de testes com o macacão Tychem 6000® da DuPont em uma de suas unidades. Com isso, os colaboradores passaram a ter mais maleabilidade nos processos de trabalho, e ganharam confiança para atuar em locais mais críticos.

3º lugar: Eldorado Brasil

A empresa Eldorado Brasil, produtora de Celulose Branqueada, fez uma ampla pesquisa internacional e acabou descobrindo que os trajes Tychem® e Tyvek®, da DuPont, são as melhores opções de segurança para seus profissionais. O programa ofereceu a Bombeiros e Brigadistas capacitação interna e externa para atendimentos pelo site e nas plantas vizinhas do complexo industrial.

NOMEX®

Foto: Divulgação DuPont


1º lugar: Braskem

Recebendo o troféu desta categoria, a Braskem substituiu antigos uniformes de algodão (jeans) pela fibra Nomex® com equilíbrio nas técnicas de proteção, conforto térmico e durabilidade. Os uniformes possuem um sistema de rastreamento on-line de cada calça e camisa.

2º lugar: Ball Packaging

A Ball Packaging, filial da multinacional produtora de latas de alumínio para bebidas, padronizou o uso da vestimenta na sua área de Eletrônicos com a tecnologia DuPont™ Nomex®. O objetivo foi reduzir a gravidade de possíveis acidentes em atividades com eletricidade, em especial com arco elétrico, garantindo assim a segurança dos colaboradores responsáveis pelas manutenções dos seus sistemas

3º lugar: Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia (SAE), concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, uma das maiores hidrelétricas do país na Amazônia, escolheu o tecido Nomex® Essential Arc (Protera®) para oferecer mais segurança para seus colaboradores de Operação e Manutenção, e da Segurança do Trabalho.

KEVLAR®

1º lugar: Vale

A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, pellets e níquel, venceu a categoria Kevlar® pelo projeto em parceria com a DuPont e a UniLuvas. A empresa desenvolveu um kit de proteção contra corte para sua equipe de vulcanizadores e aplicado na Mina de Ferro Serra Norte Floresta Nacional de Carajás, localizada no estado brasileiro do Pará, a maior mina de extração de minério de ferro do mundo.

2º lugar: Ball Packaging

Nessa categoria, a Ball eliminou incidentes no manuseio de bobinas de alumínio em testes de EPIs com o uso da tecnologia da DuPont. A maior fabricante de latas e tampas de alumínio do mundo escolhe luva e mangote DuPont™ Kevlar® para proteção de funcionários na América do Sul.

3º lugar: Gategroup

O Gategroup, maior fornecedor global de catering para companhias aéreas com sede em Zurique, na Suíça, passou a usar luvas DuPont™ Kevlar® G10 para a operação de fornos de alta temperatura. Desde que começou a usar o equipamento de proteção individual (EPI), o nível de incidentes melhorou significativamente para quase zero.

PARCEIRO DESTAQUE

Bunzl: O destaque foi concedido ao parceiro com maior número de cases submetidos para a premiação.

Foto: Divulgação DuPont

ESTUDANTE


1º lugar: Sulamita Lopes Cunha – Senac Santo André

Sulamita Lopes Cunha, estudante do Senac Santo André, analisou o caso do maior grupo de construção a seco do Brasil, Steel Home. A estudante comprovou que o uso das luvas Grip Cut Flex, confeccionada em fios DuPont™ Kevlar®/aço, distribuídas pela UniLuvas, não só eliminou os acidentes como resultou em economia para a empresa e menor dano ambiental com descarte de EPIs.

2º lugar: Isamara Ester Cruz – Pitágoras

A estudante Isamara Ester Cruz, do curso de Segurança do Trabalho da escola Pitágoras, analisou um acidente de trabalho com agente químico que ocorreu no mês de janeiro deste ano. A estudante conseguiu provar que o EPI DuPont™ Tyvek® 500 poderia ter evitado ou reduzido lesões causadas por derramamento de desengraxante.

3º lugar: Victor Cirilo de Andrade – Senac Lapa Tito

O estudante Victor Cirilo de Andrade, do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) do Senac Lapa Tito, em São Paulo, estudou o caso da Usina Mendonça com o objetivo de apresentar uma solução de EPI que pudesse ter evitado o acidente com facão ocorrido com trabalhador rural durante o corte de cana-de-açúcar. Foi provado que o Stretch Armor DuPont™ Kevlar® poderia ter evitado o incidente.

INFLUENCIADOR DO ANO

1º lugar: Everton José Leite
Empresa: Senac Ribeirão Preto
Número de likes/votos: 913

2º lugar: Bruney Martins Seares
Empresa: Ball Packaging
Número de likes/votos: 642

3º lugar: Dirceu Tireli / Claudineia Silva
Empresa: Lanxess
Número de likes/votos: 219

FOTO DE ABERTURA: Etore Frederici, presidente da DuPont Brasil. / Divulgação

Deixe um comentário

Top