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PESQUISA ANALISA IMAGEM DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Estudo das opiniões pela análise semântica das mensagens em redes sociais tem a vantagem da espontaneidade dos eleitores

 A escolha de um presidente é determinante para o futuro do país. Para escolher bem, é necessário conhecer os candidatos e suas propostas para tomar uma decisão mais assertiva. E como anda a admiração ou rejeição dos candidatos por parte dos eleitores?

É isso o que mostra uma pesquisa inédita desenvolvida pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, em parceria com a Epistemics – empresa da área de inteligência de dados, sobre as tendências do eleitorado, baseada na captura e análise de informações das redes sociais. O estudo analisou mais de 1 milhão de interações no Facebook e Twitter, e mais de 300 mil comentários no Youtube, além de informações de acesso ao site Wikipédia. “Podemos destacar que os resultados são consistentes com outros levantamentos utilizando métodos distintos, como as pesquisas de opinião. Entretanto, o computo das opiniões pela análise semântica das mensagens tem a vantagem da espontaneidade”, conta o Presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo.

O estudo foi divido em partes. A Animosidade é a diferença entre as mensagens indicando afeição e rejeição que o público tem em relação aos candidatos. Bolsonaro tem o maior índice de Animosidade, com 10.388, e Ciro em segundo lugar, com 3.574. O Fronteiras indica a intersecção de falas sobre os candidatos, medindo a superposição que a imagem de um candidato tem para o público em relação a outro candidato. Nesse quesito, o Bolsonaro foi o mais citado quando comparado aos demais candidatos.

Nas “sabatinas”, o desempenho dos candidatos foi determinante para a formação de uma imagem geral e mais ampla de cada um. Os debates e participações na Jovem-Pan, Estadão, UOL, Folha, SBT, Roda Viva e Jornal Nacional, também foram utilizados para essa avaliação, que aponta Bolsonaro com maior índice de aprovação, seguido do Haddad. Já as Deficiências apontam áreas que o público reconhece haver falta de conhecimento, domínio ou expertise dos candidatos. Foram levados em consideração os cinco primeiros candidatos apontados nas pesquisas de intenção de voto do IBOPE e do DATAFOLHA. Para os eleitores, Ciro, Marina, Bolsonaro e Alckmin pecam na economia, enquanto Haddad deixa a desejar quando se trata de educação.

Confira a pesquisa completa em:

https://docs.wixstatic.com/ugd/71ecd2_bb35127350eb4f3b8e1fff65ab54294a.pdf

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br

Sobre a Epistemics

A Epistemics é empresa de inteligência de mercado. Atua a partir da captura de grande massa de dados disponíveis nas redes sociais e as examina por meio da aplicação de recursos estatísticos e semânticos (Natural Language Processing). Essas análises aplicam-se a processos econômicos, sociais e políticos.

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