Livro foi lançado oficialmente durante a 10a Semana de Lançamentos da Denim City São Paulo
Após cinco anos de pesquisas intensas, conversas e entrevistas, o livro “O Jeans do Brasil” tomou corpo e teve seu lançamento, com tarde de autógrafos, no dia 21 de maio na Denim City São Paulo, no bairro do Brás.
O olhar coletivo das autoras – Beth Venzon, Gabriela Cirne Lima, Giu Castelo Branco e Jussara Romão -, especialistas em moda, cultura, negócios e edição, conduziu uma curadoria profunda, que se debruça sobre a imagem, o conteúdo e, principalmente, sobre as pessoas, revelando a amplitude e a potência de um setor que vai muito além da peça azul no guarda-roupa. O jeans brasileiro nasceu da indústria, cresceu com o design e ganhou expressão nas ruas, passarelas, palcos e favelas, atravessando classes sociais e estilos. É linguagem, é comportamento, é patrimônio.
O livro está dividido em seis capítulos. Os três primeiros contextualizam o jeans na cultura e na história da moda no Brasil. O quarto mergulha na cadeia produtiva – da fibra ao consumo — com a participação de especialistas. O quinto capítulo apresenta um mapeamento regional, com foco em 10 estados que se destacam no universo azul, seja na produção, no potencial criativo, no estilo de vida ou no consumo. Um recorte sob a curadoria de embaixadores locais. Já o sexto capítulo olha para o futuro: um workshop colaborativo com representantes da indústria, tecelagens, confecções, lavanderias, estilistas, empresários, jornalistas, varejistas e consumidores.
Segundo as autoras, mais do que um livro, “O Jeans do Brasil” é um registro vivo e afetivo. É sobre um mercado que movimenta mais de R$ 33 bilhões por ano, com 6,4 mil indústrias, 308 mil empregos diretos e 350 milhões de peças produzidas (dados do IEMI). É também sobre um país que domina toda a cadeia produtiva do jeans – do algodão à comercialização — e que traduz essa expertise em um produto acessível, democrático e cheio de significados culturais.
O livro “O Jeans do Brasil” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Quattro Projetos, idealizado e produzido por Beth Venzon, Gabriela Cirne Lima, Giu Castelo Branco e Jussara Romão, e conta com o patrocínio da The LYCRA Company, Lunelli, Capricórnio Têxtil, Vicunha, Canatiba, Ufoway, Fratelli Ricci, Jolitex, Santana Textiles, DLZ, Rock & Soda, Tecnoblu e Unique Commodities.
