Você está aqui
Home > Destaque > NOVAS FORMAS DE CONSUMO ABREM PORTAS PARA A CRIAÇÃO DE ROUPAS MULTIFUNCIONAIS

NOVAS FORMAS DE CONSUMO ABREM PORTAS PARA A CRIAÇÃO DE ROUPAS MULTIFUNCIONAIS

Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aponta como consumidores mais conscientes têm dado espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado – a moda reversível

Lenço que se transforma em saia, blusa que vira vestido, roupas com estampa dupla face e mais uma variedade de funções possibilitadas por uma única peça, tornam a moda reversível a tendência do momento no vestuário. Esta multifuncionalidade vem ao encontro das necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e consciente, que preza pela praticidade e se preocupa com a economia de recursos financeiros e naturais.
A mensagem, captada pelas equipes de criação, já se tornou realidade em algumas marcas. As peças produzidas pela italiana Animapop, por exemplo, além de ter uma pegada reversível, são feitas com tecido de neoprene à prova de rugas, descartando a necessidade de serem passadas. Outra marca que aposta na tendência é a Rala Bela, do Rio Grande do Sul. Além de valorizar qualidade, tecnologia e design, a empresa busca oferecer produtos para mulheres práticas e versáteis. Recentemente, a grife lançou um legging com esse conceito, produzido com estampas diferenciadas nos dois lados.

Para os pequenos e médios empreendedores que pretendem apostar neste movimento, que alia praticidade, sustentabilidade e economia, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae disponibiliza o relatório Moda Reversível: um conceito que vai além da economia.  Entre as sugestões apontadas neste material, está a de que argumentos contundentes ajudam a comercializar este tipo de roupa. Um deles: as crianças crescem muito rápido e com roupas reversíveis, então é possível comprar uma única peça para ser utilizada em dias de frio ou calor, apenas adaptando capuz ou mangas.

Além do poder de convencimento na hora de vender, as marcas que pretendem investir neste conceito devem ficar atentas a alguns pontos:

·  Pesquisar e entender o público-alvo. Quais suas preferências, costumes e interesses, para poder desenvolver a melhor solução;
·  Conhecer produtos similares no mercado. Dessa forma é possível avaliar os pontos positivos e negativos, que podem ser incorporados ou melhorados no seu produto;
·  Ser criativa e inovadora. Pensar em modelagens e peças diferenciadas;
·  Utilizar estampas diferentes para cada lado da roupa. Criar padronagens para diferentes ocasiões – uma delas pode ser mais séria e outra mais casual;
·  Utilizar tecidos compatíveis com o conceito da marca. O ideal é que sejam tecidos que não amassem, fáceis de lavar e secar;
·  Testar vários tipos de utilização na mesma roupa e registrar a experimentação em fotos (com qualidade e mesmo tamanho, de preferência). Dessa forma, fica mais fácil o consumidor visualizar a praticidade da peça.

Outra recomendação destacada no  relatório:  na hora de produzir a coleção é importante a utilização de material que se relacione com o conceito, como tecidos sustentáveis, que não amassam ou que não mancham. Fabricantes de roupas devem pesquisar fornecedores do mercado têxtil, conversar sobre suas necessidades e avaliar a possibilidade de participar do desenvolvimento de um novo tecido. Tentar exclusividade, mesmo que seja por tempo determinado, pode ser um grande diferencial no mercado.

 

Para falar com o Sebrae/SC a fim de identificar novas estratégias para o seu negócio de vestuário, ligue para 0800 570 0800 ou entre em contato com a unidade mais próxima.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Top