Você está aqui
Home > Destaque > NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, PORTAL ECOERA LANÇA CALCULADORA DE PEGADA HÍDRICA PARA AS INDÚSTRIAS DE MODA E DESIGN

NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, PORTAL ECOERA LANÇA CALCULADORA DE PEGADA HÍDRICA PARA AS INDÚSTRIAS DE MODA E DESIGN

Serviço inédito no Brasil será disponibilizado em parceria com a Iniciativa Verde para que as empresas identifiquem seu impacto ambiental relacionado ao uso da água

O Portal ECOERA, plataforma que integra sustentabilidade às indústrias de moda, beleza e design por meio de guias e serviços, em parceria com a Iniciativa Verde, organização que desenvolve ações voltadas à sustentabilidade, lançam, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a primeira calculadora de pegada hídrica do Brasil direcionada às indústrias da moda e do design.

O serviço tem como objetivo calcular de forma profissional o volume de água gasto pelas marcas, desde o início até o final do processo produtivo de seus produtos. Além disso, identificará como está a situação atual da empresa em relação ao uso responsável do recurso, indicando maneiras de redução e formas de compensação.

O cálculo será dividido em três indicadores de pegada hídrica: azul, verde e cinza. A pegada azul refere-se ao volume extraído das fontes de água doce, de superfícies ou subterrâneas. A pegada verde representa a água proveniente da chuva ou umidade do solo. Já a pegada hídrica cinza diz respeito ao volume de água necessário para diluir os poluentes e devolver a água tratada às redes de esgoto, de acordo com a legislação. A soma dos três indicadores confere a pegada hídrica total do produto.

“Hoje as empresas dos setores de moda e design já estão cientes de que precisam olhar para suas cadeias de valor, entender os principais gargalos e encontrar soluções para neutralizar seus impactos negativos. A calculadora vem para ajudar os empresários a rastrearem sua pegada hídrica desde o plantio da fibra até a fabricação da peça. Não se trata de uma simples conta de água, estamos falando da conta do Planeta”, explica Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento ECOERA.

Com a expertise do Portal ECOERA na cadeia de valor das indústrias de moda e design e com a metodologia de cálculo da Iniciativa Verde, o serviço oferecerá uma ferramenta de gestão de recursos hídricos.

Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde, explica que a pegada hídrica é um diagnóstico real e completo sobre o consumo de água de um processo ou de um produto. “Essa análise permite que estratégias sejam tomadas para a redução deste impacto. A moda, sendo um setor com impacto significativo, mas também com grande alcance e influência, pode ser um vetor para que esse trabalho seja uma prática comum em todos os setores”, avalia.

Deixe uma resposta

Top