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NATAL: VENDAS DO VAREJO DE VESTUÁRIO DEVEM CRESCER 5%

A melhor época do comércio está aí. Para o Natal deste ano, a estimativa é de um crescimento de 5,0% em valores (reais), se comparado às vendas no mesmo período de 2018. O faturamento previsto do varejo de vestuário para o Natal em 2019 é de R$ 36,10 bilhões, ante aos R$ 34,39 bilhões no ano passado. O volume de vendas natalinas esperado é de 978 milhões de peças de roupas e o incremento de 2,9%.

Estas são as estimativas feitas pelo IEMI – Inteligência de Mercado, e, segundo o economista e diretor da entidade, Marcelo Villin Prado, haverá um excelente desempenho em vendas no fim do ano, visto que os indicadores econômicos se tornaram positivos, principalmente ao varejista que se preparar bem para o Natal, com estoques abastecidos e com mix mais completo e diversificado na coleção de Primavera/Verão. “A perspectiva para o Natal é positiva. O varejo de moda, tanto de vestuário quanto calçados, está acompanhando a tendência de evolução, com sinais evidentes do crescimento sustentável”, afirma Marcelo.

A análise fica bem próxima da esperada pela ABLOS – Associação Brasileira de Lojistas Satélites, como declara seu presidente, Tito Bessa Júnior. “A expectativa de crescimento nas vendas neste final de ano em relação ao mesmo período do ano passado é de 4% para as lojas satélites. Acreditamos que a liberação do FGTS junto com o 13o salário poderá fortalecer o varejo têxtil, trará mais fluxo aos shoppings e as vendas aumentarão em valor e volume.”

Em relação ao desempenho do varejo calçadista, segundo o IEMI, o volume de vendas deve chegar a 849,73 milhões de pares de calçados este ano, sendo 1,5% superior a 2018. Já em valores nominais, a expectativa é de uma evolução de 2,3%, o que equivale a R$ 55,95 bilhões. Somente as vendas de Natal, representam R$ 8,59 bilhões, o que equivale ao aumento de 5,7%, se comparado ao mesmo período.

UM ANO MAIS PROMISSOR

Ainda de acordo com estimativas do IEMI,  o varejo de vestuário em 2019 deverá faturar R$ 229,5 bilhões, com crescimento de 1,7% sobre 2018. Em volumes, a previsão é de 6,25 bilhões de peças vendidas, com crescimento de 0,6% , afirma o economista.

O diretor do IEMI antecipa: “Vislumbramos uma nova perspectiva para 2020, mas otimista e confiante. Contudo, será em 2021 que o varejo irá bater o recorde registrado em 2014, que foi o melhor período do varejo nos últimos anos”.

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