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“MODA SEM PONTO FINAL”: MALWEE APOSTA EM NOVO POSICIONAMENTO PARA ESTIMULAR O CONSUMO CONSCIENTE DE MODA

Marca lança novo posicionamento de moda atemporal para estimular o consumidor a pensar sobre a vida útil das roupas e a relação entre consumo e uso das peças

Referência internacional em sustentabilidade, reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (2019), a Malwee estreia a campanha “Moda Sem Ponto Final” para comunicar o novo posicionamento da marca para o mercado brasileiro.

Com o objetivo de reforçar a preocupação com o impacto ambiental causado pela indústria da moda —a segunda mais poluente do mundo– e de estimular o consumo consciente, a Malwee anuncia um novo jeito de pensar e desenvolver as suas coleções.

A novidade é que a marca passa a lançar, anualmente grandes coleções, intituladas “Verões”, “Invernos”, “Outonos” e “Primaveras” pensadas para promover o uso de peças que podem ser repetidas a cada ano e combinadas com novas tendências, provocando o pensamento de um guarda-roupas mais inteligente. A coleção Primaveras já está à venda no e-commerce da Malwee e nas lojas físicas. Em comum, todas as coleções trarão sempre um mix de peças com apelo atemporal, um reforço ainda maior na linha básicos essenciais, que são perfeitos para todas as estações.

O intuito da marca é oferecer para o consumidor a possibilidade de reinventar o seu guarda-roupas de forma inteligente, usando peças repetidas vezes, ano após ano, prolongando a vida útil das roupas, como forma de combater a poluição ambiental e os impactos que a indústria da moda gera no meio ambiente. É o que explica Patricia Calixto, Gerente Institucional da Malwee.

É realmente necessário investir em um guarda-roupas novo a cada estação? O que compramos nesta primavera não pode ser repetido na próxima? Essa é a reflexão que estamos trazendo para o consumidor e para a indústria da moda em geral. É nossa responsabilidade enquanto marca dar alternativas de consumo mais inteligente para garantir o menor impacto possível do nosso segmento na sustentabilidade do planeta. E é responsabilidade do consumidor a escolha final de como comprar.  Acreditamos que é possível fazer uma moda mais consciente, propondo peças duráveis e uma mistura inteligente entre o que é essencial, atemporal e o que carrega mais informação de moda”, afirma Patricia.

Segundo ela, além das coleções principais, a empresa deve continuar lançando as chamadas “coleções-cápsulas”, mas também em menor ritmo.

A Malwee é tradicionalmente conhecida pela qualidade das malhas. A ideia é lançarmos, cada vez mais, itens atemporais, que não perdem sentido com a evolução da moda e podem ser combinados e reinventados a cada nova estação. A ‘moda sem ponto final’ da Malwee é produzida de forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de viver, pensar e consumir”, conclui Patricia Calixto.

A Malwee é líder em iniciativas de sustentabilidade pioneiras no Brasil, como o uso de malha PET na produção de roupas (a empresa já retirou mais de 50 milhões de garrafas do meio ambiente), de algodão desfibrado (produzido a partir da reciclagem de resíduos de malhas) e de processos de acabamento que permitem economizar até 98% do volume de água (como no caso do tingimento das cores neon e da produção de jeans no novo Lab Malwee Jeans).

UMA ROUPA, MUITAS HISTÓRIAS

Dados da ONU Meio Ambiente apontam a indústria da moda como responsável por 20% da poluição industrial da água do planeta, por 10% da emissão global de CO² e pelo descarte do equivalente a um caminhão de roupas por segundo. A crescente preocupação quanto aos efeitos dos impactos ambientais negativos da moda no planeta é uma das responsáveis pelo aumento dos brechós e projetos de caráter socioeconômico de troca e revenda de itens usados.

Em defesa de iniciativas sustentáveis como essas, a Malwee iniciou uma parceria com a Repassastartup que funciona como brechó online, buscando roupas usadas na casa das pessoas e revendendo pela internet.

Nessa parceria, a ‘sacola do bem’ Malwee + Repassa será distribuída durante os próximos dois meses para todos os consumidores que fizerem compras no e-commerce da marca como forma de estímulo para que possam revender produtos que estão parados nos seus guarda-roupas.

“Queremos estimular as pessoas a darem a chance de suas roupas viverem novas histórias. Aqueles produtos que já não são mais utilizados e que estão esquecidos no fundo do armário podem fazer parte da vida de outras pessoas e ainda evitar que novas peças sejam colocadas no mercado de forma desenfreada e prejudicial ao meio ambiente. Essa parceria Malwee + Repassa é fundamental para despertar o pensamento e a preocupação do que fazer no pós-uso das nossas roupas”, explica Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.

As duas marcas têm valores muito alinhados no que diz respeito à preocupação com o ciclo das peças e o impacto direto que isso possui no meio ambiente. Projetos como esses, que praticam a logística reversa, estimulam o consumidor a trocar, doar e revender peças, ao invés de simplesmente descartá-la.

“Acreditamos que o consumidor seja o grande agente transformador da indústria da moda. Ele tem o poder de decisão e deve cobrar das marcas práticas mais sustentáveis. Com isso devemos ter em um curto espaço de tempo, uma verdadeira revolução na forma de pensar o desenvolvimento e o consumo das coleções. Não é sobre deixar de consumir, mas consumir de forma inteligente”, conclui Guilherme.

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