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MÁSCARAS DE PROTEÇÃO: PLATAFORMA DE SERVIÇOS IDENTIFICA AUMENTO NA DEMANDA PELA CONFECÇÃO DO ITEM EM SP

Desde o início da quarentena para a contenção do contágio pela Covid-19, em meados de março, o aplicativo GetNinjas, maior da América Latina no quesito de contratação de serviços, vem monitorando os impactos da pandemia para os autônomos das mais de 200 categorias de serviços disponíveis em sua plataforma, que conta atualmente com mais de 1,5 milhão de profissionais cadastrados.

Mas uma categoria, em especial, começou a chamar a atenção pelo aumento na demanda: a de Corte e Costura. Somente no Estado de São Paulo, a procura por profissionais de costura para a confecção de máscaras de proteção cresceu 10% no mês de abril, algo inédito desde o início da pesquisa, segundo a GetNinjas.

“O levantamento identificou que 70% dos pedidos foram solicitados para confecção em larga escala, porém, não é possível especificar se é empresa ou pessoa física, pois toda a negociação do serviço ocorre diretamente entre cliente e profissional, sem o intermédio do GetNinjas”, explica o fundador e CEO da plataforma, Eduardo L’Hotellier. Ainda de acordo com o monitoramento, há também pedidos de parcerias para vendas em larga escala e consumidor final a procura de poucas unidades.

Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas / Divulgação
Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas / Divulgação

Apesar de não conseguir precisar o quanto, o CEO acredita na tendência de crescimento dessa procura. “Por enquanto, não é possível estimar a continuidade desse aumento, pois o setor de serviços, em geral, ainda apresenta instabilidade devido a crise gerada pela Covid-19. No entanto, continuaremos monitorando o comportamento desse mercado nas próximas semanas.”

Vale lembrar que no Estado de São Paulo, a obrigatoriedade de uso de máscaras sociais de proteção começou a valer no dia 7 de maio.

A análise mostrou ainda que o mês de março pontuou a maior queda na demanda, que chegou a registrar -41% entre os dias 22 e 28 de março, em comparação com a semana do dia 8 a 14 de março, período que antecede o impacto do novo coronavírus no setor de serviços autônomos. As categorias mais impactadas, de acordo com o monitoramento, foram: Eventos, Serviços Domésticos e Reformas e Reparos.

Em contrapartida, outras categorias acabaram apresentando um aumento nos pedidos solicitados por clientes na plataforma, como é o caso de “Moda e Beleza”, com os serviços de cabelereiro em domicílio, que registrou um acréscimo de 80%; depilação, com 56%; e manicure e pedicure, com 24%. Isto aconteceu entre os dias 26 de abril e 2 de maio, em comparação com a semana do dia 8 a 14 de março.

“Além disso, o GetNinjas intensificou a oferta de serviços online na plataforma para que as pessoas consigam contratar diversos serviços e também para que os profissionais encontrem alternativas na sua rotina de trabalho”, revela L’Hotellier. “Alguns dos serviços oferecidos de forma 100% remota, são: psicólogos, nutricionistas, professores, teletriagem, pequenos reparos, entre outros, que podem ser acessados no site Tudo.GetNinjas.”

 

 

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