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MARATONA MUDE AGORA É MMX

Inscrições para batalha criativa e hackathon vão até o dia 30 de outubro

As inscrições para a batalha criativa de design e o hackathon de soluções tecnológicas, que serão promovidos durante a MMX (ex Maratona MUDE), estão abertas até o próximo dia 30 de outubro. Para equipes de quatro pessoas (batalha criativa) e de três a seis pessoas (hackathon), o evento distribuirá uma premiação de R$ 12 mil para os vencedores de cada disputa. Embora com fases preliminares, as finais acontecerão na MMX, evento marcado para os dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, em Canoas/RS.

O gestor de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristian Schlindwein, conta que, além da premiação, as equipes terão seu momento de destaque ao apresentar tanto suas criações (na batalha criativa) como suas soluções tecnológicas (no hackathon) ao grande público e a uma banca de especialistas e empresários.. “É um importante palco para mostrar o seu talento criativo e potencial de inovação ao mercado calçadista.”, explica.

CASE DE SUCESSO
O ano era 2015, quando um projeto arrojado saia do papel: a Maratona MUDE. A ideia era trazer novos ares para o setor calçadista brasileiro, o colocando na vanguarda como um segmento inovador e aberto a novas ideias. Naquela primeira Maratona, a batalha criativa teve como mentor o renomado estilista Lino Villaventura. A equipe vencedora, formada por quatro jovens que na época não tinham ligação com o setor calçadista, mas traziam criatividade e vontade de inovar de sobra, deu origem à marca Okoko & Abel.

Hoje diretor criativo da marca, Vinicius Kniphoff, destaca que a Maratona MUDE transformou um projeto no papel para um projeto de vida. O impulso, além da premiação em dinheiro, foi conhecer players importantes do setor, bem como profissionais renomados, entre eles o próprio Lino Villaventura, que posteriormente os convidaria para produzir seus calçados que estaria no São Paulo Fashion Week daquele ano.

A partir de 2015, o salto foi  enorme. Hoje trabalhando com ateliês da região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, Vinícius e Ana Sabi, sua sócia, desenvolvem produtos e acompanham de perto a sua produção. Como trabalham com pouco estoque, somente para demandas mais latentes, a sugestão é visitar o site da marca – onde são comercializados os produtos – okokoabel.com – ou no Instagram @okokoabel. “Além disso, temos um loja física no bairro Bom Fim, em Porto Alegre/RS. Neste caso, sempre pedimos para que o cliente agende conosco, pois gostamos de recebê-los pessoalmente”, conta Vinícius, que também realiza uma festa aberta mensal com música, bebidas, calçados e exposições – tudo isso divulgado no Instagram da marca. E é por tudo isso, por tirar ideias do papel e transformá-las em sonhos possíveis, que Vinícius não titubeia no recado: inscrevam-se nas batalhas, nos concursos. São ótimos veículos de apresentação de projetos e de validação de um ponto de vista.

COMO FUNCIONA
A batalha criativa, que inscreve até o próximo dia 30, somente via site maratonammx.com.br, tem como objetivo gerar referências em design para os calçadistas, premiando a criatividade de estudantes e profissionais, sejam eles do setor ou não. Em uma competição de 24 horas, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, a equipe deve criar três protótipos de calçados de acordo com um briefing que será conhecido em breve. As inscrições são gratuitas. As melhores criações, selecionadas por um grupo de especialistas no setor, levarão R$ 12 mil, troféu e cursos da WTF! School.

Já no hackathon, novidade desta edição do evento, as equipes deverão propor soluções tecnológicas para o setor calçadista. O desafio é dividido em três etapas: inscrição, ideação e prototipação.  A etapa de inscrição das equipes é realizada escolhendo uma das macro temáticas listada no regulamento constante no site maratonammx.com.br, todas elas com viés de tecnologia associada a produtos, processos e modelos de negócios.

Diferentemente da batalha criativa, o hackathon inicia antes do MMX. Após o término do período de inscrições haverá uma pré-seleção de equipes, que serão convocadas para a etapa de ideação, uma fase presencial na qual mentores especializados auxiliarão na formatação da ideia e na solução a ser desenvolvida. O encontro desta etapa acontecerá na sede da Abicalçados, no dia 21 de novembro, e será realizado com até 10 equipes pré-selecionadas. Desta fase, sairão as quatro equipes que participarão da grande final do hackathon durante a MMX.  A equipe vencedora será reconhecida por uma comissão julgadora de especialistas no setor calçadista e de tecnologia no dia 8 de dezembro, levando para casa R$ 12 mil, troféu e cursos da WTF! School.

EVENTO
A MMX é uma maratona para o futuro do calçado, que além das batalhas une palestras, oficinas, mostra de startups, exposições, espaço makers, fábrica conceito, materioteca, entre outros eventos que visam aproximar os empresários, empreendedores, profissionais e estudantes das novidades em inovação, tecnologia e negócios. A realização é da Abicalçados, com patrocínios do ParkShopping Canoas Couromoda, Francal e Colorgraf.

Mais informações e inscrições para batalha criativa e hackathon no site maratonammx.com.br.

MMX

30/10 – Encerramento das Inscrições hackathon e batalha criativa;
01/11 – Anúncio das equipes selecionadas para Ideação (hackathon) e  entrevistas (batalha criativa);
10/11 – Entrevistas presenciais (batalha criativa);
13/11 – Anúncio das equipes selecionadas para batalha criativa;
21/11 – Apresentação do briefing criativo (batalha criativa) e  ideação (hackathon);
07 e 08/12 – Final da batalha criativa e hackathon no MMX.

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