Você está aqui
Home > Cultura > MAB-FAAP EXPÕE PELA PRIMEIRA VEZ SUA COLEÇÃO DE MODA

MAB-FAAP EXPÕE PELA PRIMEIRA VEZ SUA COLEÇÃO DE MODA

Trajes de Cena 3

Vestidos, fotografias e marionetes compõem a mostra, que abriu ao público ontem, dia 7 de junho
Mostra celebra os 70 anos da FAAP. No dia 19/6 o historiador de moda, João Braga,  conversa com o público

O MAB-FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) inaugurou ontem, quarta-feira (7/6), a exposição Moda no MAB: uma nova coleção no acervo. A mostra reunirá vestidos assinados por importantes estilistas brasileiros, marionetes utilizadas em um desfile, além de imagens que rememoram grandes exposições que marcaram o cenário da moda e a programação do museu. Gratuita, poderá ser apreciada até 13 de agosto.

André Lima, Fause Haten, Jum Nakao, Lino Villaventura e Reinaldo Lourenço assinam os vestidos que estarão na exposição. Além das vestimentas, a mostra traz ainda marionetes usadas por Fause Haten em seu desfile de 2013, no Teatro FAAP, quando o estilista trocou modelos reais por bonecas criadas pelo artista plástico Guilherme Pires. A inglesa Karen Elson e a brasileira Paola Ludtke são as modelos reproduzidas pelo artista.

O público poderá rever ainda bonecas que integraram a instalação “Tributo a Brothers Quay”, de autoria de Jum Nakao, que foram expostas na mostra O exercício da arte. FAAP, seus professores e alunos no acervo, de 2013. Na obra o estilista faz homenagem aos americanos Stephen e Thimothy Quay, que nos anos 1970 fizeram filmes de animação com bonecos e técnicas usadas por ingleses e tchecos no final do século XIX.

Voltarão em cena também imagens de exposições já realizadas pela FAAP e que fizeram história, como a exposição e o desfile de Pierre Cardin, em 1994; a exposição Os anos de Grace Kelly – Princesa de Mônaco, em 2011; e o Festival des Mètiers – Hermès, em 2015, entre outras.

A nova coleção de moda começou a ser pensada e pesquisada há muitos anos, mas só foi concretizada em 2016, a partir da doação de trajes e peças. “Nasceu com um perfil muito bem definido e focado nos estilistas brasileiros contemporâneos com produção consolidada no circuito nacional da moda”, explica o curador e diretor técnico do MAB-FAAP, José Luis Hernández Alfonso.

A exposição será apresentada no núcleo especial, dentro da mostra “Eterna Trilogia – Retratos, Paisagens e Naturezas-Mortas”. O espaço é dedicado a mostras que celebram os 70 anos da FAAP. Moda no MAB: uma nova coleção no acervo substituirá a exposição Obras-primas.

“A excelência dos legados acadêmico e cultural dos setores da FAAP conexos à moda, assim como a pujança, a constância e as propriedades de suas atividades e programas atuais justificam, em grande medida, que o MAB incremente seu acervo com uma nova coleção”, destaca o curador.

DEDICAÇÃO À MODA
A FAAP é polo de ensino, palco de grandes desfiles do SPFW e de eventos de alto nível, além de realizar grandes exposições de Moda. Já são mais de 20 até hoje. Em 2003, a instituição criou o FAAP Moda, concurso pioneiro e que já faz parte do calendário fashion da cidade. Mas a relação com esse setor é bem antiga.

“O primeiro registro documentado do sólido e estável vínculo entre a FAAP e o universo da moda apareceu em uma nota jornalística, de 1966, onde se anunciava que a fundação criaria o Primeiro Museu do Traje Brasileiro. O projeto não se concretizou, mas a notícia prenunciou as afinidades e conexões futuras que a FAAP desenvolveria com a moda nas suas áreas acadêmica e cultural”, relembra José Luis.

A exposição Moda no MAB: uma nova coleção no acervo poderá ser conferida todos os dias, com exceção das terças-feiras. Durante a semana, o museu abre das 10h às 18h e, aos fins de semana, das 10 às 17h.

No dia 19 de junho, o MAB-FAAP prepara um encontro com o historiador de Moda e professor da FAAP, João Braga, que participa do “Conversas no MAB”.

Moda no MAB: uma nova coleção no acervo
Exposição com trajes de cinco estilistas (André Lima, Fause Haten, Jum Nakao, Lino Villaventura e Reinaldo Lourenço), bonecas e  fotografias que rememoram exposições anteriores. A mostra celebra os 70 anos da Fundação – dos quais a metade tem sido dedicados a fomentar o mercado da moda.

Período de visitação: de 7/6 a 13/8
Horários: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h, com permanência até às 19h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h.
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada: gratuita

Deixe um comentário

Top