Você está aqui
Home > Fique por dentro > LOJAS RENNER PROMOVE CAPACITAÇÃO EM MAIS DE 120 OFICINAS TÊXTEIS NO SUL DO PAÍS

LOJAS RENNER PROMOVE CAPACITAÇÃO EM MAIS DE 120 OFICINAS TÊXTEIS NO SUL DO PAÍS

Programa de Encadeamento Produtivo, em parceria com o Sebrae, tem foco na qualidade e produtividade e beneficiará mais de 3 mil pessoas em empresas contratadas pelos fornecedores da varejista

A Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil, iniciou em 2019 um novo ciclo da parceria com alguns de seus fornecedores e o Sebrae, que oferece capacitação e consultoria em oficinas têxteis contratadas por estes fornecedores. Após apresentar resultados consistentes no 1º ciclo, encerrado em 2018 com 75 micro e pequenas empresas capacitadas em Santa Catarina, agora o Programa Nacional de Encadeamento Produtivo beneficiará, no 2º ciclo, 128 empresas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O trabalho tem quatro fases: sensibilização, diagnóstico, capacitação e consultoria.

Além de expandir a capacitação a um número maior de participantes, outra novidade do 2º ciclo do projeto é a inclusão de empresas da cadeia reversa, responsáveis pela reciclagem do resíduo têxtil que será reinserido no processo produtivo dos fornecedores da Renner. Essas empresas coletam, fazem a triagem e desfibram esses resíduos para que se tornem matéria-prima novamente, na iniciativa de economia circular da Renner, identificada pelo Selo Re – Moda Responsável.

De acordo com o Sebrae, as empresas beneficiadas no 1º Ciclo do programa apresentaram aumento de 23% na produtividade e redução de 11% no tempo de produção e de 42% no número de peças que precisaram de ajuste antes de serem aprovadas, bem como um aumento de 55% no índice de competitividade. As fornecedoras da Renner também melhoraram a sua própria profissionalização e o relacionamento com as empresas contratadas por elas.

O objetivo do projeto é fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas e contribuir para relações de longo prazo mutuamente atraentes. O Sebrae coordena a capacitação e a consultoria das oficinas têxteis, num trabalho que, neste 2º ciclo, terá duração de 18 meses. Já a Lojas Renner, ao apoiar o desenvolvimento da cadeia de fornecimento em suas principais dimensões competitivas, aumenta a eficiência e a qualidade dos seus produtos, além de aprimorar o cuidado com a sustentabilidade ambiental e social.

“A parceria com o Sebrae trouxe excelentes resultados. Neste 2º ciclo, que tem um número superior de empresas e maior abrangência geográfica, a capacitação está ainda mais alinhada com os valores corporativos da Lojas Renner, que tem na sustentabilidade e no respeito aos direitos humanos uma base sólida de atuação. Investir na qualificação da produção e dos processos que envolvem nossos fornecedores, atingindo também as oficinas que trabalham com economia circular, significa gerar impacto na base da cadeia de fornecimento”, afirma Clarice Martins Costa, diretora de Gente e Desenvolvimento da Lojas Renner e responsável pela área de Sustentabilidade da companhia.

Deixe um comentário

Top