Você está aqui
Home > startup > LOJAS RENNER ADQUIRE 100% DA STARTUP REPASSA

LOJAS RENNER ADQUIRE 100% DA STARTUP REPASSA

Aquisição da plataforma online de revenda está alinhada à estratégia ESG da Companhia ao estimular o aumento da vida útil de peças de vestuário, calçados e acessórios

A Lojas Renner S.A. assinou contrato para aquisição de 100% das quotas de emissão da Repassa, plataforma online de revenda de vestuário, calçados e acessórios que atua em todo o Brasil. A conclusão da operação está condicionada a determinadas questões negociais acordadas entre as partes. O fundador e os principais executivos do Repassa permanecerão na empresa.

“Esta aquisição é o primeiro movimento inorgânico para a consolidação do nosso ecossistema de moda e lifestyle. Representa mais um passo desta jornada de evolução, dentre outras relevantes etapas que ainda temos pela frente. Além disso, tem grande aderência aos nossos pilares de atuação, focados na digitalização, na inovação e na sustentabilidade”, comenta o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

A Repassa é uma startup nativa digital fundada em 2015 com base nas premissas ESG, e que conta atualmente com 300 colaboradores. A plataforma online, com foco exclusivo em moda, estimula o consumo consciente e prolonga a vida útil de roupas, calçados e acessórios em bom estado de conservação, gerando impacto ambiental e social positivo nesse processo.

Em 2020, a Renner iniciou uma parceria com a Repassa, quando algumas lojas da varejista passaram a fornecer as “Sacolas do Bem” utilizadas pelos usuários para colocar e enviar ao Repassa as peças a serem revendidas. A receptividade dos clientes foi decisiva para a evolução do processo de aquisição.

“A união da Repassa com a Lojas Renner foi algo natural. Desde o início de nossa parceria, no ano passado, fomos percebendo grande sinergia nos negócios, na criação de valor para os clientes e, principalmente, no alinhamento dos propósitos e valores das companhias. Esperamos que essa união traga muito crescimento para o Repassa e que nós possamos encantar os clientes da Lojas Renner de todo o Brasil com uma moda mais consciente e circular”, diz o fundador do Repassa, Tadeu Almeida.

Ao contrário das plataformas de revenda peer to peer, que promovem a negociação direta entre os participantes, o Repassa opera no modelo gerenciado, com curadoria e controle de qualidade das peças e de toda a jornada do consumidor durante as transações – o que permite uma prestação de serviço mais completa e maior conveniência ao usuário, proporcionando encantamento.

Nesse sentido, todo o processo de avaliação física, precificação, fotos, manipulação, anúncio e entrega é feito pelo Repassa, o que gera menos trabalho ao vendedor. Os vendedores recebem um percentual sobre as receitas, que pode ser sacado mediante transferência bancária, usado para compras no site ou doado para ONGs parceiras. As peças reprovadas na etapa de curadoria também podem ser doadas. “O Repassa tem aderência ao nosso ecossistema em termos de posicionamento, experiência do consumidor, assim como valores e propósito”, acrescenta Fabio.

RENNER PROMOVE CIRCULARIDADE DESDE 2011

A Renner é uma das pioneiras no Brasil em serviços relacionados à circularidade de produtos. Em 2011, a varejista lançou o EcoEstilo, um programa próprio de logística reversa para coletar e dar destino ambientalmente correto para embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza. Em 2017, ele passou a receber também roupas usadas para reciclagem, upcycling ou doação. Até agora, o programa já coletou mais de 155 de toneladas de itens descartados pelos clientes nas lojas

Todas as iniciativas e projetos da Lojas Renner na área da sustentabilidade têm como diretriz principal os compromissos públicos assumidos para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017; e ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental.

Deixe um comentário

Top