Você está aqui
Home > Destaque > LECTRA RECEBE TÍTULO DE “VITRINE DA INDÚSTRIA DO FUTURO”

LECTRA RECEBE TÍTULO DE “VITRINE DA INDÚSTRIA DO FUTURO”

A Aliança Indústria do Futuro (AIF) concedeu à Lectra o título de “Vitrine da Indústria do Futuro” por sua iniciativa, inovação e compromisso. Essa certificação é atribuída a empresas que desenvolveram concretamente um projeto de vanguarda para organizar sua produção alavancando o potencial do universo digital.

A Lectra foi premiada pela AIF por sua competitividade em relação a custos, qualidade e prazos de entrega, resultado de uma abordagem lean na criação e desenvolvimento de seus produtos. Também foi destacada sua competitividade em termos de entrega de valor agregado, decorrência do profundo conhecimento da empresa sobre as necessidades dos clientes, a partir do qual novos serviços são associados.

Desde 2013, a Lectra investiu 86 milhões de euros em P&D, ou seja, 9,4% da sua receita. Esses investimentos permitiram iniciar uma transformação, com base em avanços metodológicos e tecnologias fundamentais, aumentando a contratação de pessoas e a competitividade em todos os mercados e setores geográficos.

Com dez anos de experiência na Internet Industrial das Coisas para o corte e sua expertise em soluções de software que automatizam e otimizam a criação e o desenvolvimento de produto, a Lectra ocupa uma posição incomparável para ajudar seus clientes a entrarem na era da “indústria do futuro”.

O projeto industrial da empresa foi alavancado a partir do impasse em que a empresa se viu em 2005, quando precisou decidir se deslocaria sua produção para a China. Após uma análise dos riscos – custo de transporte para o mercado europeu, rotatividade da mão de obra qualificada, incertezas quanto aos direitos patentários e a qualidade –, a Lectra decidiu manter a fabricação na França. Essa escolha dependia de certas condições: inovação disruptiva, aperfeiçoamento da linha, aumento no valor agregado aos clientes e na produtividade.

O projeto foi baseado em uma abordagem lean bem estruturada, além de mudanças organizacionais, que possibilitaram alcançar o nível de excelência desejado para a produtividade e a competitividade.

Entre as mudanças trazidas por esse projeto estão:

  • Crescimento do desempenho industrial pela melhoria das condições de trabalho com equipes focadas na metodologia lean;
  • O envolvimento de engenheiros de produção já na etapa de criação para conscientização acerca de restrições de fábrica. Essa cocriação do produto/processo otimiza o custo global;
  • Ênfase na modularidade do produto, do processo e da logística, com a integração de opções após serem consideradas as restrições de logística desde a fase de engenharia (diferenciação avançada). A modularidade do produto possibilita, por exemplo, que as máquinas sejam colocadas em contêineres quando necessitarem de transporte especial para objetos pesados.

A fábrica da Lectra conseguiu aumentar 18 pontos em sua taxa de produtividade no período de três anos e mantê-la desde então a 89%. Os custos foram reduzidos 25%, enquanto a qualidade e o nível de serviço progrediram. Em termos de posicionamento, a Lectra confirmou sua liderança no segmento Premium Sua oferta foi enriquecida com serviços de ponta a ponta inovadores e produtos conectados cuja inteligência integrada permite propor os Smart Services, principalmente pela manutenção preditiva.

O QUE SIGNIFICA A CERTIFICAÇÃO “INDÚSTRIA DO FUTURO”?

Em 2016 a Aliança Indústria do Futuro certificou 20 empresas como “Vitrine da Indústria do Futuro”. Esse título é atribuído a empresas que desenvolveram concretamente um projeto inovador para organizar sua produção, principalmente por vias digitais. Para serem elegíveis, as mesmas devem implementar um leque de soluções tecnológicas, majoritariamente francesas. A distinção permite conferir visibilidade nacional e internacional ao passo que reforça a difusão de boas práticas destacando projetos notáveis e inspiradores.

Sobre a Aliança Indústria do Futuro

A Aliança Indústria do Futuro (associação regida pela legislação francesa – lei 1901) reúne e impulsiona as competências e a energia de organizações profissionais, atores científicos e acadêmicos, empresas e governos locais para garantir, especialmente, o desenvolvimento do plano Indústria do Futuro. Em escala nacional, a associação organiza e coordena iniciativas, projetos e atividades que buscam modernizar e transformar a indústria francesa, sobretudo por vias digitais. Para tanto, ela é apoiada por grupos de trabalho específicos, suas ações sendo comunicadas por todo o país por plataformas regionais, e acompanhada por membros da rede da Aliança, auxiliando empresas de pequeno e médio portes na área.

Siga as notícias da AIF pelo www.industrie-dufutur.org e no Twitter @industrie_futur

 

 

Deixe um comentário

Top