Você está aqui
Home > Couro e Calçados > LEATHER LABS: PLATAFORMA FACILITA VENDA ONLINE DE COURO SUSTENTÁVEL

LEATHER LABS: PLATAFORMA FACILITA VENDA ONLINE DE COURO SUSTENTÁVEL

Plataforma visa atender arquitetos e designers com matéria-prima certificada e de padrão internacional para projetos de interiores

A JBS Couros materializou um modelo de negócio inovador no Brasil: uma plataforma digital que facilita o acesso ao couro legítimo, desenvolvida para atender o consumidor final, desde arquitetos e designers até artesãos e tapeceiros, oferecendo diferentes opções de couros sustentáveis com 100% de rastreabilidade da cadeia. Após três anos de planejamento, a Leather Labs é, no entanto, muito mais do que um e-commerce: um hub de conteúdo com uma série de experiências para o público final e um ponto de encontro para os amantes do produto.

Com diretrizes como sustentabilidade e economia circular, toda operação que envolve a produção do couro é articulada acerca de uma criteriosa curadoria de fornecedores e um processo que preza pela tolerância zero ao desmatamento ilegal e diminuição de resíduos gerados na cadeia produtiva.

Para os profissionais do segmento de arquitetura e design, ficou ainda mais fácil empregar toda a nobreza do material em projetos de interiores, seja em um estofamento de mobiliário ou item de decoração – isso tudo sem abrir mão da responsabilidade socioambiental. O catálogo 2021 surpreende pela variedade: os couros têm como referência alguns dos principais cartões postais brasileiros, como Paraty, Fernando de Noronha, Salvador e Olinda, homenageados por meio da paleta de cores e dos acabamentos, que variam entre fosco, pigmentado e anilina. Tamanha diversidade, somada à garantia de um produto brasileiro com protocolos sustentáveis, permite criar projetos contemporâneos e atemporais.

A plataforma disponibiliza ainda um módulo gratuito de curso de Trama em Couro, ministrado pela artesã Raquel Takamoto, para quem quer aprender ou aperfeiçoar técnicas com o material. O curso aborda o reaproveitamento de retalhos e resíduos como eixo central, o que garante um novo destino aos retalhos da parte mais nobre do couro utilizadas pela indústria automobilística e da moda. Bolsas, cestas e cachepôs são algumas das possibilidades de produtos que podem ser criados no curso.

Kim Sena, gerente de sustentabilidade da JBS Couros, destaca uma outra inovação que faz parte do Leather Labs. “Os produtos são feitos com o couro mais sustentável do mundo, o Kind Leather, que produzimos acerca de três pilares: compra responsável de matéria-prima, rastreabilidade e eco eficiência”, comenta. O Kind Leather conta com uma produção mais eficiente e inovadora, que remove logo no início do processo as partes do couro que seriam pouco aproveitadas, uma vez que este material ainda pode ser direcionado para outras indústrias, transformando resíduos em matéria-prima e contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade de toda a cadeia de valor. “Na prática, o Kind Leather implica em uma redução de 52% no consumo de água, 62% menos consumo de energia elétrica, além de 93% de redução de resíduos sólidos, que são destinados, antes de qualquer tratamento, para as indústrias alimentícia e farmacêutica”, complementa Sena.

A Leather Labs acredita na transparência da cadeia produtiva como sua maior aliada. Por isso, todos os couros de origem brasileira comercializados vêm com uma marcação de rastreabilidade, que permite identificar inclusive as fazendas que o originaram, por meio de interface digital. “O modelo de negócio da Leather Labs, que é a mais nova aposta da JBS Couros, estreia no mercado B2C tendo o compromisso ambiental como premissa. Mas também estamos conectando os elos da nossa cadeia de valor para que todos possam produzir peças com as mesmas peles de padrão internacional que são destaque nas coleções dos maiores fabricantes de artefatos de couro do mundo”, comenta Guilherme Motta, presidente da JBS Couros.

Deixe um comentário

Top