Você está aqui
Home > sustentabilidade > LATINA TÊXTIL INOVA E É A PRIMEIRA NO BRASIL A USAR ACABAMENTO DE SILICONE A PARTIR DA RECICLAGEM

LATINA TÊXTIL INOVA E É A PRIMEIRA NO BRASIL A USAR ACABAMENTO DE SILICONE A PARTIR DA RECICLAGEM

Todo o portfólio de tecidos da empresa catarinense está contemplado com o selo ReCicle +

Transformar o lixo em matéria prima é o alicerce da economia circular que vem ganhando cada vez mais espaço ao dar utilidade aos resíduos descartados. Repensar o uso inteligente dos recursos naturais e a maneira como se produz não só minimiza os impactos negativos no meio ambiente, como também agrega propósito e traz competitividade ao mercado. 

Foi buscando otimizar processos e recursos que impactam positivamente no meio ambiente e na cadeia têxtil, que a Latina Têxtil – empresa que produz tecidos com tecnologia para o bem – estar, coloridos e de qualidade para marcas fitness e de moda íntima –  inovou e se tornou a primeira malharia no Brasil a utilizar o acabamento sustentável em todos os seus tecidos. O ReCicle+ foi desenvolvido em parceria com o grupo alemão CHT, que atua em soluções químicas têxteis aplicadas em fios, malha e acabamentos dos tecidos e leva em sua composição o Tubingal Rise, amaciante produzindo a partir de acessórios de silicone descartados, pós-consumo, como capas de celular, chupetas, utensílios de cozinha e outros.

“Esta iniciativa comprova que é possível repensar e implantar processos sustentáveis na indústria. A parceria se tornou uma bandeira da Latina com a CHT para que possamos sensibilizar o mercado e a cadeia de consumo sobre a importância da economia circular. Decidimos absorver os custos e não repassar aos clientes para que, juntos, realmente possamos atingir o grande objetivo de gerar impactos positivos no mundo”, comenta André Jativa, Diretor Executivo da Latina Têxtil.

O reuso do silicone acontece após o seu descarte. O material passa por um processo de regeneração e purificação, permitindo que retorne para a cadeia têxtil com grau inicial de pureza para dar acabamento aos tecidos. A cada 10 leggings produzidas com o ReCicle+, uma capa de silicone pós-consumo é retirada do meio ambiente e regenerada.

A solução ecológica é aplicada no processo de acabamento, proporcionando lisura e toque macio, secagem rápida e respirabilidade. O ReCicle+ se adequa à uma ampla gama de tecidos e reduz em 30% o uso de matéria prima virgem, tornando o processo mais sustentável.

COLEÇÃO SUSTENTÁVEL  

Lançada na segunda quinzena de março, a coleção 2021 “In Real Life”  traduz os momentos que são vividos no dia a dia, trazendo como pilares a conexão com o ser humano, a valorização do bem-estar e a prática da empatia.

A coleção conta com 23 tecidos com o selo ReCicle + voltados para o mercado fitness, de lingerie e os que dão origem a peças do estilo comfy. Neste ano foram lançados sete novos artigos, com destaque para o Evolution, que atende a tendência de conforto e bem-estar tanto no fitness quanto na moda casual. O tecido possui textura com a maciez da poliamida sem esquecer da  sustentação. Assim como o Surface – tecido de poliéster de alta compressão que ajuda a disfarçar imperfeições. Com toque macio, sem transparência é ideal para modelagens como a calça legging.

Já o Hug é uma linha para lingerie voltada ao mercado do bem-estar. Possui média compressão sem aquela sensação de tecido pesado, pois sua gramatura é baixa, proporcionando conforto durante o uso.

O Progress, poliamida com toque gelado e maciez, transita muito bem no mercado fitness e uso para o dia a dia. Na mesma linha o Skinner New Premium é um produto versátil, que atende vários mercados com possibilidades de diversas modelagens e opções de estampas alegres e coloridas – marca registrada nas criações da Latina Têxtil.

Deixe uma resposta

Top