Você está aqui
Home > Fique por dentro > INTERTEK LANÇA PRIMEIRO PROGRAMA MUNDIAL EM SAÚDE, BEM-ESTAR E SEGURANÇA PARA O RETORNO AO TRABALHO

INTERTEK LANÇA PRIMEIRO PROGRAMA MUNDIAL EM SAÚDE, BEM-ESTAR E SEGURANÇA PARA O RETORNO AO TRABALHO

O retorno às atividades durante e pós-quarentena em função da Covid-19 é uma movimentação global que dever ser realizada levando-se em consideração todas as medidas de segurança disponíveis no mercado e de acordo com as determinações dos órgãos de saúde. Frente a essa nova realidade, a Intertek acaba de lançar no Brasil o Selo Protek – primeiro programa mundial de saúde, segurança e bem-estar para pessoas, locais de trabalho e espaços públicos.

O programa, que foi lançado globalmente no dia 1o de maio de 2020, oferece treinamento e certificação de última geração para funcionários, auditoria de processos e sistemas de higiene e saneamento para garantir que espaços, materiais e superfícies sejam seguras para funcionários e clientes, em locais públicos e de trabalho. Os consumidores terão indicação visual do Selo Protek nos locais visitados, tendo assim garantia total para todos os tipos de instalações, como shoppings, supermercados, hotéis, aeroportos, fábricas, terminais de transporte e escolas. 

Em pesquisa realizada no Reino Unido no mês de abril, a Intertek levantou que as pessoas não se sentem seguras para retornar ao local de trabalho depois que as restrições foram impostas, e mais de 70% não gostaria de retornar a menos que práticas de saúde e segurança autenticadas estejam em vigor. 91% dos entrevistados concordam que seu empregador deve tomar medidas extras para proteger os funcionários. No cenário das indústrias de consumo, apenas 24% dos entrevistados se sentem confiantes para visitar um bar ou restaurante depois que as restrições forem afrouxadas e apenas 27% se sentem confiantes em visitar hotéis. 

“Está claro que saúde, segurança e bem-estar dos funcionários que retornam aos seus locais de trabalho, até os consumidores que voltam a ocupar os espaços públicos – e o transporte público usado para chegar lá – é agora a maior preocupação para o mundo inteiro”, disse André Lacroix, CEO da Intertek.

O mundo já está se mexendo. Os laboratórios da empresa estão neste momento testando métodos de sanitização imediata, certificando barreiras de vidro ou plásticas de proteção para caixas de supermercados, elaborando sistemas rígidos de entrada e circulação em shoppings, testes e sanitização de balcões e superfícies, além de programas de treinamento de funcionários e comunicação para consumidores. Tudo isso como parte do Selo Protek. “Mas as pessoas precisam confiar nas empresas e os números mostram que estão inseguras, por isso lançamos o selo que garantirá a proteção”, comenta Hélio Simões, diretor-geral da Intertek no Brasil.

Ou seja, não adianta somente garantir a sanitização do espaço físico se as pessoas não obedecerem a normas rígidas. O selo Protek envolve a implantação de sistemas e treinamentos de equipes, e inclui:

●  Programas de treinamento e certificação para funcionários, refletindo aprendizados da pandemia atual 

●  Auditoria de processos e sistemas de higiene e saneamento para garantir que espaços, materiais e superfícies são seguras para funcionários e clientes no local de trabalho e em espaços públicos.

● Garantia total para todos os tipos de instalações, desde hotéis, restaurantes e pontos de venda onde os consumidores procurarão sinais visíveis de verificação de segurança nos locais em que permanecem ou passam, e para escolas e locais de educação, centros de transporte e fábricas;

● Programa sob demanda, e-Learning e certificação que capacita as empresas a oferecer treinamento essencial aos funcionários sobre os principais tópicos de saúde e segurança. 

● Programas relacionados ao Covid-19 com módulos sobre como usar máscaras faciais, luvas e EPIs, além de cursos sobre segurança alimentar, higiene, limpeza e prevenção da propagação de infecções.

“A nossa pesquisa levantou que 95% das pessoas se sentiriam mais tranquilas se houvesse um padrão universal de qualidade adotado pelas empresas para garantir altos padrões de saúde e segurança para evitar a infecção pelo Covid-19. Por isso criamos esse selo”, conclui Hélio.

De acordo com a Country Business Line Leader – Softlines na Intertek Brasil, Renata Lucio, o programa Protek é altamente customizável, e pode incluir uma série de soluções da Intertek. Já a implementação e treinamento são imediatos, pois são pacotes que podem ser usados em qualquer sistema de gestão de aprendizagem moderno. “Também podemos oferecer o material didático em nossa plataforma”, complementa. “Já a obtenção do selo dependerá do escopo e do tempo que a empresa tomará para se adequar de acordo com os requisitos.”

Renata ressalta ainda que para o programa Protek, são utilizadas metodologias publicadas pela OMS, Ministério da Saúde e outros órgãos governamentais, e o selo pode ser usado anualmente pelas empresas. Porém, caso haja alguma mudança nos protocolos neste período de tempo, sua validação é atualizada de acordo com os novos critérios.

Deixe um comentário

Top