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INSTITUTO C&A LANÇA O PRÊMIO FASHION FUTURES

Pilar social da varejista no Brasil quer pensar o futuro da moda por meio do pilar socioambiental

O Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil – lança o Prêmio Fashion Futures, um convite a pensar sobre o futuro da moda e que irá premiar projetos de destaque em cinco categorias: Inovação e Tecnologia, Design Sustentável, Negócios de Impacto social, Projetos Sociais, além da escolha da Personalidade da moda sustentável.

As inscrições e votação acontecem entre os dias 9 e 24 de novembro pelo site www.fashionfutures.com.br e os vencedores receberão prêmios no valor total de quase R$ 180 mil, além de apoio para o desenvolvimento do negócio.

Gustavo Narciso, gerente-executivo do Instituto C&A / Divulgação

A premiação celebra os 30 anos do Instituto C&A e reforça seu papel ao atuar no fortalecimento de comunidades por meio da moda, no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo dos grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos (populações periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, migrantes e refugiados, entre outros). A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Seu principal objetivo é promover impacto social em comunidades no entorno das lojas, centros de distribuições e escritório central em todo território brasileiro.

“O Fashion Futures tem como foco estruturar uma plataforma para reconhecer, dar visibilidade e investir em quem tem feito um notável trabalho no campo socioambiental sob a perspectiva da moda do amanhã. Toda a busca do Instituto C&A em torno dessa nova moda quer romper os atuais limites, os desafios no espaço e tempo e traz como síntese uma questão-chave: o que você quer vestir no futuro?”, afirma Gustavo Narciso, gerente-executivo do Instituto C&A.

CATEGORIAS

Em Inovação e Tecnologia, o objetivo do Instituto C&A é valorizar pesquisadores, produtores e iniciativas que têm pensado em soluções sustentáveis – como novas matérias-primas, redução de consumo de água e processos de descartes – para a indústria da moda, ao entender que a cadeia ainda gera impactos socioambientais. A premiação é de R$ 50 mil e o vencedor contará o apoio para plano de negócio de escalonamento da iniciativa.

No Design Sustentável, há uma compreensão de que existem poucas marcas no mainstream reconhecidas por vestir diferentes estilos de pessoas e que se utilizam de matérias primas e práticas sustentáveis. A direção do Instituto sabe que o design é o elemento central para a criação do desejo e uma forma de atingir a massa crítica de consumo. O foco é identificar e reconhecer quem consegue transpor este desafio. O público-alvo são os designers que constroem produtos com qualidade e informação de moda a partir de matérias primas sustentáveis. O prêmio é de R$ 30 mil e o vencedor também contará com apoio para desenho de desenvolvimento do negócio.

No campo de Negócios com Impacto Social, além de reconhecer ações que valorizem o trabalho decente e as práticas sustentáveis, o que se almeja é impulsionar essas iniciativas com capital semente. O que qualifica esta categoria é o compromisso socioambiental. O propósito é atrair empreendedores com impacto socioambiental e negócios sociais. O prêmio é de R$ 30 mil e o vencedor também contará com apoio para desenho de desenvolvimento do negócio.

Nos Projetos Sociais, o que se busca é apoiar modelagens que trabalhem com grupos sociais e utilizem-se de novas narrativas. E, por isso, é importante identificar quais são os projetos que estão mobilizando essas comunidades e precisam de apoio no Brasil. A intenção é despertar o interesse de organizações sociais, movimentos e articulações da sociedade civil. O prêmio é de R$ 50 mil mais investimento e apoio no desenvolvimento de projetos de captação de recursos.

Sobre a Personalidade da Moda Sustentável, o Instituto C&A sabe que a inspiração é um dos primeiros passos para mudar atitudes. Por esta razão, quer reconhecer as personalidades que têm se destacado dentro do ecossistema da moda sustentável no período. Estão no radar os empreendedores, líderes de movimento, influenciadores, jornalistas e empresários.

Cada categoria contará com três finalistas. Apenas a categoria Personalidade da Moda Sustentável não permite inscrição, já que os participantes foram indicados pela banca de avaliação do Fashion Futures e estão passíveis de votação.

Diferentemente das demais categorias, em que os interessados poderão se inscrever, foi a banca de avaliação que fez as indicações. Com isso, foram selecionados cinco finalistas: Carol Barreto, moda-ativista que acredita na educação de moda como catalisadora de questões sociais e raciais; Lucas Leão, dono da primeira marca brasileira a comercializar roupas digitais; Nelsa Nespolo, idealizadora da Justa Trama, marca e rede desde o plantio até a produção de roupas de algodão orgânico; Rafaela Pinah, gestora e diretora criativa da Coolhunter Favela, um laboratório que busca localizar e decodificar tendências e movimentos populares brasileiros; e Zaya, uma das fundadoras do Coletivo Indígenas Moda BR. O premiado levará R$ 20 mil, além de investimento e treinamento por meio de um programa de desenvolvimento de liderança.

BANCA AVALIADORA

O Fashion Futures conta com uma banca avaliadora formada por um time renomado que atua no universo da moda: Michele Simões, do Meu Corpo é Real; Lucilene Dacinguer, da Colabora; Fernanda Simon, do Fashion Revolution Brasil; João Souza, diretor Comercial e de Produtos do Feminino da C&A; Isaac Silva, da Isaac Silva Brand; Day Molina, da Nalimo; Patrícia Sant’Anna, da Tendere; Adriana Barbosa, da Feira Preta; Marcelo Banfi, professor e stylist; e Hanayrá Negreiros, da Revista ELLE.

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