Você está aqui
Home > Fique por dentro > IN-MOD E SEBRAE ANUNCIAM A 2ª EDIÇÃO DO TOP5

IN-MOD E SEBRAE ANUNCIAM A 2ª EDIÇÃO DO TOP5

As marcas beneficiadas desfilam juntas no SPFW44 esta semana, contam com consultorias mercadológicas especializadas em Conceito de Produto e Gestão de canais multimarcas e marca canal de alto valor agregado e as duas de melhor desempenho durante o programa apresentam suas novas coleções no SPFW45 em março de 2018

Durante 12 meses, a 2ª edição do Top5 irá acompanhar, orientar e dar visibilidade a cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira, selecionados entre as empresas atendidas pelo Sebrae em todo país. São elas: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). O Top5 é uma das iniciativas realizadas pelo Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) em parceria com o Sebrae Nacional por meio do convênio “Contextualizar na Moda III” voltado para a construção e fortalecimento de relações sustentáveis na cadeia produtiva da moda.

“O Top5 é um amplo processo de aceleração, que tem como principal objetivo transformar estas empresas em cases de inspiração regionais e nacionais e utilizá-las como modelo de sucesso, motivando outros empreendedores a replicarem processos semelhantes para a indústria da moda”, explica Heloisa Menezes, diretora técnica do SEBRAE Nacional.

Nesta edição, os empreendedores receberão consultoria e acompanhamento em gestão empresarial e de branding com a especialista em Marketing, Marcas e Novos Negócios, Márcia Matsuno, bem como consultoria em desenvolvimento de produto com Olivia Merchior, diretora da Dacri Deviati, empresa de interpretação e análise de informações para melhorar os processos criativos do setor. Além disso, cada marca contará com um showroom em São Paulo para apresentar a coleção a possíveis compradores e auxiliar o direcionamento comercial dos produtos a serem desenvolvidos por meio de relatórios e observações sobre a coleção. Os cinco escolhidos ainda realizarão um desfile coletivo durante o SPFWN44 e, após o processo de aceleração, duas marcas voltam às passarelas e lançam uma coleção no SPFWN45.

Por fim, como esses pequenos negócios são atendidos pelo Sebrae, eles continuarão participando das ações estratégicas de atendimento para gestão de negócios nas agendas dos projetos da entidade, fortalecendo ainda mais a trajetória de sucesso que já está sendo trilhada.

“O programa se propõe de forma prática a estruturar coleção, conceito do produto e preço, e melhorar o networking de fornecedores e a participação em plataformas de imagem e comunicação”, complementa Paulo Borges, criador do SPFW e um dos curadores do IN-MOD.

“Nossa expectativa é que o Top5 nos ajude a crescer e contribua para desenvolvermos nossa identidade de marca, para conquistarmos uma posição melhor no mercado, chegando a mais mulheres”, afirma a empresária e estilista Adriana Patrícia da Vankoke, uma das marcas escolhidas pelo programa. Vários outros pequenos negócios acabam sendo envolvidos no Top5, já que essas pequenas empresas participantes também têm como fornecedores outros pequenos negócios, que são igualmente beneficiadas, recebendo estímulos para o desenvolvimento e sofisticação nessa cadeia de valor. Em média, é possível dizer que para cada uma das empresas selecionadas, outras quatro são impactadas positivamente na produção de acessórios, bolsas, bijuterias, maquiagem, estamparias, etc.

As marcas beneficiadas participaram de um processo de pré-seleção que contemplou 60 marcas indicadas pelo Sebrae – quatro de cada UF. E, nas seletivas, conseguiram se destacar entre 20 empresas pré-selecionadas, que representaram produções do nordeste, sudeste e sul do País: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

“Na pré-seleção desta edição, tivemos uma participação de maior capilaridade pelo Brasil e um retrato da variedade de segmentos do nosso mercado, como moda praia, jeans, festa, streetwear, moda feminina e até propostas mais criativas. Foi possível notar também que as empresas estavam muito interessadas na busca de conhecimento e abertas aos feedbacks. Nosso formato de seletiva consegue promover um contato frente a frente com vários especialistas e esperamos que as considerações recebidas já signifiquem inspiração e aprendizado aos participantes”, destaca Graça Cabral do IN-MOD e uma das idealizadoras do Top5.

“A troca de informação que temos é incrível. E o projeto pode ser um ponto de virada para o que estamos precisando no momento, principalmente em permear novas possibilidades de usar e fazer moda”, ressalta Célio Augusto Dias Jr. da Led.

Os consultores participantes acreditam que cada uma das empresas selecionadas se sobressaiu em algum elemento diferencial. A marca de moda praia Borana, por exemplo, tem apelo brasileiro, mas com toque original. É leve, descontraída e jovem. A Kalline é uma empresa consolidada que tem um produto de muita qualidade e que está à frente do desafio de valorização da marca própria. Já a Led, mostra vocação para o design e uma vontade de criar uma assinatura atemporal para a marca. A Karine Foury conquistou seu espaço com um caminho muito particular de coleção com peças de design focadas no potencial de crescimento e desenvolvimento no setor de resort, que tem bastante espaço num país como o Brasil. Completando a lista, a Vankoke é uma marca que tem estrutura e agilidade dentro de um mercado já consolidado de moda feminina e que demonstra vontade de explorar caminhos mais autorais.

Para chegarem nesta lista, o grupo de jurados analisou critérios importantes como design, qualidade, originalidade e visão de negócios. Fazem parte do júri do Top5: Márcia Matsuno, executiva com 22 anos de experiência nos mercados de Moda & Design e Luxo em empresas como Alpargatas, Zoomp, Loungerie – atua como consultora do TOP5 para gestão e branding; Olivia Merchior, diretora da Dacri Deviati, focada em análise de informações para melhorar os processos criativos de empresas de moda – atua no programa como consultora de desenvolvimento de produto; Sandro Rego, especialista com 20 anos de atuação em varejo de moda; Graça Cabral, co-fundadora do SPFW e uma das idealizadoras do IN-MOD; Camila Yahn, editora-chefe do FFW e FFWMAG; e Augusto Mariotti, diretor de Conteúdo do FFW.

Em dezembro de 2017, as empresas deverão apresentar uma coleção cápsula dentro do processo de orientação dos consultores do TOP5 quando será avaliada a evolução de cada marca. As duas empresas que mais se destacarem e responderem aos estímulos recebidos, apresentando consistência e mostrando que estão aptas a dar um salto qualitativo serão premiadas com um desfile coletivo a ser realizado no SPFWN45, em março de 2018, onde cada marca apresentará 15 looks da sua coleção para imprensa especializada, formadores de opinião e convidados. Este desfile marcará a apresentação destas empresas ao mercado, uma primeira experiência na passarela, como também o encerramento do projeto.

PERFIL DAS MARCAS

Borana, Espírito Santo

Com inspiração no colorido naturalmente brasileiro, a Borana nasceu em 2010, no Espirito Santo, quando uma das sócias da marca buscava biquínis com estampas mais expressivas e jovens e que as peças, além dos tamanhos, pudessem ser compradas separadamente. Assim, com a experiência da família em confecções, os primeiros biquínis Borana foram produzidos. As peças fizeram sucesso e logo chegaram as primeiras encomendas.
Entre os anos de 2013 e 2014, a marca cresceu com o seu DNA de originalidade e leveza, e começou a produzir roupas. Hoje a Borana já conta com lojas físicas na Praia do Canto, em Vitória e outra no Shopping Vila Velha, e-commerce e revendas em todos os estados do Brasil, além de exportações para Japão e Portugal.

Kalline, Santa Catarina

A Kalline surgiu em 1990, em Santa Catarina com a expectativa de ser referência no mercado de couro. A ideia surgiu quando os criadores Nivaldo Rizzotto e Jaqueline Rizzotto enxergaram um modelo de negócios em meio a um mercado escasso em produtos de couro. Com a persistência dos donos, a empresa cresceu e ao longo dos anos se transformou em modelo na moda em couro, além de ser sinônimo de qualidade, produção local e tradição de um material durável.

Karine Fouvry, Rio de Janeiro

Criada no fim de 2014 com o desafio de produzir uma alfaiataria impecável, a proprietária da marca, Karine Fouvry, uma francesa apaixonada pelo Brasil, que vive no Rio de Janeiro, na praia do Flamengo, apresentou a sua primeira coleção, nômade, lançada em abril de 2015 durante o Minas Trend. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado excepcional com tecidos.
Já em seu primeiro ano, a label conseguiu ser comercializada em multimarcas no Brasil e em Nova Iorque. São três coleções por ano, todas sob encomenda. A flexibilidade do atelier permite atender pedidos personalizados e hoje com mais de seis coleções criadas, é vendida em 13 lojas multimarcas pelo mundo.

Led, Minas Gerais

Desde que surgiu em 2015, a brand mineira LED, fundada pelo designer Célio Dias, tomou como prioridade a expressão de uma moda unissex, jovem, atenta à não-categorização de gêneros e em busca de seus próprios padrões de beleza.
Com ideias e conceitos plurais, a LED carrega em sua trajetória um total compromisso com a liberdade de escolha, valor embutido em todas as peças de design sem gênero definido. Para desenvolver seus pilotos, a LED busca inspiração nas ruas, nas relações que se dão na cidade e na expressão daqueles que compõem a cena urbana. Além da sua proposta no gender, a marca inova no próprio movimento, dando ao sem gênero um viés leve e alegre.

Vankoke, Rio Grande do Norte

Com DNA potiguar, a Vankoke nasceu em 2006 a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar da label para um mercado de moda com maior valor agregado. Sensível aos desejos do universo feminino, a Vankoke possui cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca sempre superar as expectativas dos clientes ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade.
Com agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, a marca produz moda para mulheres que buscam estilo, contemporâneas, sofisticadas e elegante. Uma fast fashion antenada, criando tendências e atendendo desejos de suas consumidoras.

Fotos: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite – Divulgação

 

Deixe um comentário

Top