Você está aqui
Home > Mercado > GUARARAPES LUCRA R$ 304,6 MILHÕES NO 4T21 E REVERTE PREJUÍZO DE 2020

GUARARAPES LUCRA R$ 304,6 MILHÕES NO 4T21 E REVERTE PREJUÍZO DE 2020

Grupo ainda consolida iniciativas de omnicanalidade, integrando operações físicas e digitais

A Guararapes Confecções S.A. (B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO: GUAR3 – ON), controladora das Lojas Riachuelo, encerrou 2021 com um sólido desempenho operacional, apesar dos desafios impostos pelo cenário macroeconômico. No quarto trimestre do ano, o grupo lucrou R$ 304,6 milhões, totalizando R$ 453,1 milhões no ano, revertendo o prejuízo de R$ 27,2 milhões registrado em 2020. O EBITDA ajustado atingiu R$ 449,0 milhões no 4T21, excluindo os efeitos excepcionais. Já o EBITDA também ajustado em 2021, excluindo as receitas e despesas relacionadas à transformação digital e fechamento de lojas, além dos efeitos excepcionais, totalizou R$ 1,4 bilhão, crescimento de 5,8% vs 2019.

Única varejista de moda nacional com parque fabril proprietário, a Guararapes produziu 13,7 milhões de peças no 4T21, totalizando 43,2 milhões de peças no acumulado do ano, um crescimento de 19,4% em relação ao ano de 2020. Em 2021 a indústria faturou R$1,6 bilhão para a Riachuelo. Os produtos Guararapes desempenharam um papel fundamental diante dos desafios na cadeia de suprimentos, garantindo agilidade e um mix adequado à Riachuelo. A participação dos produtos próprios atingiu 48% da venda total de vestuário da Riachuelo neste quarto trimestre e 40% no acumulado do ano de 2021.

A receita líquida de mercadorias da Riachuelo somou R$ 2,0 bilhões no quarto trimestre, evolução de 9,8% em relação ao 4T20 e 10,5% frente ao mesmo período de 2019. As vendas em mesmas lojas (SSS) apresentaram crescimento de 6,5% em relação ao 4T20, com destaque para a evolução de 14,7% das categorias de confecção (feminino, masculino e infantil).

As vendas nos canais digitais tiveram uma evolução de 72% do GMV quando comparado ao mesmo período do 4T20. Em 2021, a participação dos canais digitais totalizou 10,7% vs 10,3% em 2020 e 2,2% em 2019.

OMNICANALIDADE

O ano de 2021 foi marcado pela consolidação das iniciativas de omnicanalidade com centralidade no cliente, integrando 100% das suas operações físicas (fábricas, centros de distribuição e lojas) com as plataformas digitais. “Em 2021, lançamos o marketplace da Riachuelo para consolidar o nosso ecossistema de moda e lifestyle, ampliando categorias e ocasiões de uso para nossos clientes”, destaca Tulio Queiroz, CFO da Riachuelo. O marketplace já conta com mais de 200 vendedores, totalizando mais de 330 mil ofertas e mais de 1 milhão de SKU´s disponíveis para venda.

Em linha com a estratégia de expansão do grupo, ao longo de 2021 foram abertas 38 novas lojas, sendo 20 inaugurações no quarto trimestre: 13 lojas Carter’s stand alone; 5 lojas Casa Riachuelo stand alone; e 2 lojas Riachuelo tradicional. Dessa forma, a companhia encerrou o ano com 364 lojas, das quais 328 lojas da Riachuelo, 26 Carter’s stand alone e 10 Casa Riachuelo stand alone.

“Seguimos firmes com o propósito de desenvolver e construir um ecossistema de moda, lifestyle e produtos financeiros amparado em um processo de integração dos espaços físicos e digital, que acontece de forma transversal aproveitando tecnologias para criar oportunidades que agregam valor ao nosso modelo de negócio”, conta Queiroz.

MIDWAY SOMA 1,5 MILHÃO DE CONTAS ABERTAS DESDE SEU LANÇAMENTO

Do lado da operação financeira (Midway), a plataforma integrada de serviços financeiros, que inclui a conta digital, cartões, empréstimos, seguros e assistências, se destaca por bater a marca de 1,5 milhão de contas abertas desde o seu lançamento, em maio de 2021. A receita da Midway totalizou R$ 494,8 milhões no 4T21, crescimento de 25,7% em relação ao 4T20. No ano de 2021, a receita fechou em R$ 1,7 bilhão.

“O ano de 2021 marcou a retomada das carteiras de crédito após o impacto da pandemia, com crescimento gradual ao longo dos trimestres. No 4T21, esse crescimento se deu principalmente com a concessão dos cartões bandeira e empréstimo pessoal, o que resultou em crescimento da receita da operação financeira em relação ao 4T20”, explica o CFO. Outro destaque foi a redução do índice de perda do cartão Riachuelo para 4,3% no 4T21 ante 6,6% no 4T20 e também do Empréstimo pessoal, cujo nível de perda reduziu para 20,1% no 4T20 vs 25,5% no 4T20.

INSTITUTO RIACHUELO

Ao longo do ano passado, o Instituto Riachuelo fortaleceu a cadeia produtiva do Nordeste por meio de ações próprias e parcerias que estão capacitando moradores locais para atuarem na cadeia produtiva e, também, formar jovens empreendedores para estimular o desenvolvimento da região. Junior Achievement, SESI e FIERN são alguns dos parceiros nessa empreitada.

DESTAQUES EM ESG

Entre alguns destaques em seu plano ESG, o Grupo Guararapes assumiu uma meta voluntária de reduzir em 30% suas emissões de carbono; comprou e produziu mais de 27 milhões de peças têxteis de apelo mais sustentável; e investiu mais de R$ 2 milhões para impulsionar a reciclagem em circuito fechado em seu setor têxtil, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Deixe um comentário

Top