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GRUPO CARREFOUR BRASIL POTENCIALIZA MARCAS DE PEQUENOS AFROEMPREENDEDORES

A ação faz parte do trabalho contínuo do Grupo para potencializar e fomentar negócios de empreendedores negros em lojas de São Paulo e Rio Grande do Sul

Em continuidade a ação iniciada em dezembro de 2021 para potencializar e fomentar negócios de afroempreendedores, o Grupo Carrefour Brasil inclui sete novos fornecedores em suas lojas físicas localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, e também no marketplace. A iniciativa faz parte de uma série de ações de estímulo à equidade racial e ao empreendedorismo negro e tem como propósito apresentar novos produtos e serviços para os clientes, ampliando o acesso e a visibilidade desses negócios no varejo.

Dentre as marcas incluídas estão: Abebé, especializada em cosméticos; Soulbrio, responsável por produzir produtos veganos, específicos para dreads e tranças; Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e cacheados; Tons de Preta, loja de produtos para cabelos ondulados, cacheados e crespos; Preta Pretin, responsável por fabricar toalha de banho infantil com estampas de príncipes e princesas pretas; Mayore Beauty, marca que oferece uma linha de maquiagens e Kioo Modas, marca de roupas infantis (foto de abertura).

Os empreendedores selecionados foram capacitados por um Squad formado por representantes do Grupo Carrefour Brasil. “Conversamos com os empreendedores para entender as necessidades deles e prepará-los para terem seus produtos vendidos em uma grande rede varejista. Ao mesmo tempo, revisamos os nossos processos internos, para entender quais eram os entraves para pequenos fornecedores. Esse é um projeto que nos orgulha muito, pois causamos um impacto positivo e aceleramos o negócio desses empreendedores e também nos nossos processos internos que se tornam mais ágeis, mais simples e mais inclusivos,”, explica Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour.

A primeira fase desta iniciativa contou com 8 afroempreendedores que tiveram seus produtos à venda nas gôndolas de 10 supermercados paulistas e gaúchos, e no marketplace do Carrefour e que hoje já ocupam 22 unidades. “Estamos construindo um plano de expansão para esses empreendedores a fim de inseri-los cada vez mais na carteira de fornecedores do Grupo e prepará-los para o mercado Após a entrada nas lojas, seguimos acompanhando, apoiando e analisando oportunidades de disseminação, pois o nosso objetivo é ampliar a atuação desses profissionais de forma gradual e responsável”, destaca Tatiana.

ANTIRRACISMO EM AÇÃO

Segundo dados da Pesquisa Potência Preta, elaborada pela Feira Preta e pelo Instituto Locomotiva Brasil e divulgada em novembro de 2021, 85% das pessoas negras no Brasil têm interesse em empreender, o maior impeditivo é a falta de dinheiro para investir no próprio negócio. Com o apoio do Grupo, segundo a CEO da Abebé Cosméticos,Jacqueline Bastos, foi possível deixar as estatísticas e empreender. “Eles buscaram entender em que estágio cada empresa estava, tiraram nossas dúvidas e trouxeram soluções. Podemos dizer que o Grupo Carrefour Brasil é o nosso mais novo parceiro. A partir desta oportunidade, esperamos que o público abrace os nossos produtos e entendam que por trás de um serviço existe uma história e um propósito. Que seja apenas o início desta jornada.”

Para os afroempreendedores esse tipo de ação é importante para que exista, de fato, a inclusão, o incentivo e a abertura de oportunidades. Daniele Santos, diretora executiva da SoulBrio, acredita que um dos desafios do empreendedor negro é “obter escala sem desequilibrar seu capital de giro e a iniciativa do Grupo Carrefour ao oferecer vantagens não usuais do grande varejista, propicia condições para a alavancagem dos empreendimentos da população negra, além de ser uma ação afirmativa de cunho socioeconômico para a superação do racismo e suas consequências”, conta.

Já Flávia Nogueira, Diretora de operações da Tons de Preta, acredita que daqui pra frente a empresa terá muito mais visibilidade e credibilidade. “Estar dentro do Grupo Carrefour é ocupar um espaço gigante. Além disso, destaco a importância desse fomento no combate ao racismo”, diz.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES:

Preta Pretin: surgiu em fevereiro de 2020 e veio com a missão de oferecer autoestima, empoderamento, aceitação e representatividade através dos nossos produtos, para os adultos e principalmente para nossas crianças. A empresa produz jogos de cama e toalhas com estampas de príncipes e princesas pretos. (@pretapretin1)

Kioo Moda: marca de roupas infantis com o compromisso de produzir moda com representatividade e que contribua para a elevação da autoestima das crianças. KIOO, que na língua banto Suaíli significa ”espelho”. A proposta é preservar a cultura e a ancestralidade através de peças mais contemporâneas, sem perder a alegria e leveza da infância. (@kioomoda)

Abebé Cosméticos: empresa que nasceu da vontade de disseminar um novo conceito de cuidado corporal, formando conexões entre ancestralidade, representatividade e apreciação da beleza. Promovendo a cura da auto-estima através do cuidado, proporcionando momentos de relaxamento, auto conhecimento e encanto através da comercialização de cosméticos fabricados artesanalmente. Tem como inspiração a orixá Oxum a deusa da beleza, as religiões de matriz africana, os orixás, as raízes e a beleza da mulher negra fortalecendo a identidade cultural e contando história através da beleza. (@abebecosmeticos)

Beleza Natural: nasceu do empreendedorismo de seus quatro sócios, de forma revolucionária e com produtos exclusivos, desenvolve, há mais de 25 anos, tratamentos completos — entre serviços e produtos – para cabelos crespos, cacheados e ondulados. O primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993, na Tijuca, e hoje a rede conta com 38 unidades de negócio em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia), dentre institutos e quiosques de produtos. (@institutobelezanatural)

Tons de Preta: é uma empresa genuinamente brasileira, que nasceu com o desejo de entregar produtos de qualidade para mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos. Iniciou a jornada desde 2020 com um conceito inovador onde entregam afeto, cuidado e reciprocidade através dos produtos. Predominante feminino e de cabelos cacheados é formado o time da Tons de Preta. Todas as linhas são veganas e fórmula liberada e não testadas em animais, esse é o propósito que nos move diariamente. (@tonsdepreta)

SoulBrio: marca de produtos cosméticos que nos remete ao orgulho da população negra que tem como compromisso transmitir, a partir dos conceitos de seus produtos, sentimento, orgulho e amor próprio associados à estética negra. (@soulbrio)

Mayore Beauty: foi criada pelo empresário americano Silver Oghayore, após identificar uma demanda por produtos para pele negra no Brasil. Nosso objetivo é ampliar as opções de tons para nós brasileiras, dando autonomia para decidirmos o que nos torna bela e sobre o que merece refletir em nossa pele. Toda sua linha é vegana, e conta com alta pigmentação, disponível em 25 tons de pele com texturas leves e aspecto matte: tudo para exaltar a beleza que existe no seu tom. (@mayore.beauty)

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