Você está aqui
Home > sustentabilidade > FREUDENBERG E RATTI DESENVOLVEM PROCESSO PARA REUTILIZAR TECIDOS DE SEDA EM ISOLAMENTO TÉRMICO

FREUDENBERG E RATTI DESENVOLVEM PROCESSO PARA REUTILIZAR TECIDOS DE SEDA EM ISOLAMENTO TÉRMICO

A Freudenberg Performance Materials (Freudenberg) e a Ratti, empresa italiana de têxteis premium e sustentáveis de moda, vêm trabalhando juntas em projetos de sustentabilidade desde o início deste ano. O primeiro fruto dessa colaboração é um processo de reaproveitamento de tecidos de seda e sua utilização na fabricação de isolantes térmicos de alto desempenho, que a Ratti está lançando no mercado atualmente. Como parceira de produção neste projeto, a Freudenberg está contribuindo para o desenvolvimento sustentável da indústria têxtil e do vestuário.

A prática de usar materiais reciclados de outras indústrias, como garrafas PET pós-consumo é comum na indústria têxtil há anos. A Freudenberg e a Ratti estão agora reutilizando tecidos de seda de sua própria indústria, a de vestuário, em um processo desenvolvido em conjunto. A Ratti reutiliza tecidos de seda (tecidos externos / roupas) e a Freudenberg usa isso para produzir isolamento térmico feito de seda 70% reutilizada, o qual a Ratti comercializa.

Além disso, o processo de fabricação sem solvente da Freudenberg para os isolamentos reduz significativamente o impacto ambiental do novo processo. “Nossa parceria com a Ratti prova, mais uma vez, o que o trabalho conjunto de inovação pode alcançar. Assim, damos uma contribuição valiosa para estender o escopo da sustentabilidade na indústria têxtil”, explicou Jonathan Oh, Gerente Geral da Freudenberg Performance Materials Apparel.

A Freudenberg possui a plataforma de tecnologia mais ampla da indústria de nãotecidos. Durante décadas, isso lhe permitiu oferecer soluções sustentáveis para uma ampla gama de aplicações. A tecnologia Airlaid desempenha um papel fundamental na reutilização de têxteis de seda, permitindo à Freudenberg produzir enchimento com uma estrutura tridimensional a partir desse material. Isso leva à formação de inúmeras pequenas câmaras de ar, que conferem ao forro excelentes propriedades de isolamento térmico combinadas com excepcional respirabilidade. Sua alta estabilidade dimensional e resistência à lavagem, bem como sua durabilidade impressionante, tornam este enchimento feito de tecidos de seda 70% reutilizados uma excelente escolha para entusiastas de atividades ao ar livre que se preocupam com o meio ambiente.

Imagem: Freudenberg Performance Materials.

Deixe um comentário

Top