Marca paulistana de bolsas e calçados mantém sua essência e clientela ao longo de quatro décadas
Fundada em 1984 por Selma Rocha no bairro dos Jardins, em São Paulo, a marca FERRI logo tornou-se conhecida por confeccionar sapatos femininos e masculinos com excelência e bom gosto. Foi nos anos 2000 que a ampliação da marca começou, e hoje, ela conta com lojas em três shoppings de São Paulo – Morumbi, Higienópolis e Villa Lobos -, Campinas e Curitiba.
Atendendo ao público A, tanto homens quanto mulheres de 30 a 80 anos, atualmente a FERRI é comandada também pelos filhos da fundadora, Luis Fernando Campanella, designer, e Ana Maria Campos, comercial. Quarenta anos depois, a marca mantém o seu padrão de qualidade, sofisticação e contemporaneidade em seus produtos, que a tornaram a mais tradicional do mercado de luxo paulistano.
A produção dos itens da marca – sapatos e bolsas – envolve processo manuais e industriais. O couro é cortado na navalha e depois costurado à mão, e os bordados, por sua vez, são mesclados, à mão ou na máquina. Na grife, valores como absorção de impacto, flexibilidade dos materiais e substituição pós-uso são necessidades que devem ser atendidas pelos processos e materiais envolvidos na fabricação.
Para a FERRI, a personalização e a proximidade são pilares que sustentam o sucesso da marca no segmento de luxo ao longo de quatro décadas, e essa estratégia é essencial para fortalecer o vínculo com clientes e garantir a sua lealdade e preferência ao longo do tempo. A principal base de clientes da marca não busca apenas produtos de qualidade superior, mas também a experiência única que ela oferece – como almoços e encontros especiais, exibição antecipada de novas coleções e restauração de produtos adquiridos no passado; isso cria uma conexão emocional entre marca e cliente, e consolida uma relação de confiança e intimidade que vai além da compra pontual.


Segundo Luis Fernando e Gleison Fioravante, marketing da marca, esse tipo de envolvimento não é só uma transação comercial, mas uma experiência de exclusividade que faz com que os clientes sintam-se valorizados e compreendidos em suas necessidades e preferências. Ao consumir os produtos da FERRI, os clientes não estão apenas adquirindo produtos de luxo, mas também se associando a um estilo de vida que reflete seu status, suas conquistas, e, claro, suas exigências em relação ao que é exclusivo e personalizado.
A manutenção dessa relação de proximidade permite à grife não apenas fidelizar seus clientes, mas também manter a sua relevância no mercado altamente competitivo da moda de luxo. Ao reforçar a importância da personalização do produto e também da experiência completa, a FERRI acaba por criar um ambiente de exclusividade e identificação, o que tornou-se o ‘ingrediente chave’ para o seu sucesso e longevidade no mercado paulistano e nacional.
FERRI na São Paulo Fashion Week N58
A convite de Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week (SPFW), a FERRI São Paulo se uniu ao estilista Alexandre Herchcovitch para o desfile de abertura da semana de moda paulistana, no dia 14 de outubro, no Complexo Cultural Júlio Prestes. Luis Fernando Campanella, designer da marca, desenvolveu seis modelos de sapato para a coleção de Herchcovitch. A parceria marcou os 40 anos da FERRI São Paulo, além do retorno do estilista à SPFW.
“O desafio, aceito e cumprido, foi traduzir o luxo e a elegância da FERRI em diferentes versões. Nosso processo de produção artesanal e manual foi explorado ao máximo. Nossa essência está em todos os trançados, pinturas e costuras dos modelos desenvolvidos para o desfile”, ressalta Luis Fernando Campanella.