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DO LIMÃO UMA LIMONADA

Como a dificuldade em calcular custos de consumo e melhor aproveitamento da modelagem de sua pequena marca de moda acabou levando Tyara Nascimento a criar a Molde.me, startup de modelagem digital que vem conquistando o mercado

Time Molde.me: (da esq. para a dir.) Joner Maciel, CPO; Luiz Nascimento, CTO; Tyara Nascimento, CEO; e Wesklei Migliorini, CMO. / Fotos: Luisa Runze

Costura Perfeita: Como e quando nasceu a ideia da Molde.me e quais desafios vocês identificaram na área de modelagem que deram o pontapé para a criação da empresa? Já haviam trabalhado no setor antes?
Tyara Nascimento:
Impossível contar a história da Molde.me sem contar a minha história e a do Luiz, meu marido e sócio. Eu sou formada em moda e trabalhei a vida inteira em pequenas e médias confecções, sempre no desenvolvimento de produtos. O Luiz é engenheiro de software com especialização em desenvolvimento de jogos. Estamos juntos há 11 anos e sempre gostamos de fazer projetos em conjunto. Quando nos casamos, em 2014, nossa vontade de empreender juntos cresceu e ele me incentivou a ter a minha própria marca de roupas.

Vendo toda minha dificuldade no desenvolvimento das modelagens, cálculo de consumo de tecido, preço de custo, corte e os demais problemas que eu enfrentava, o Luiz me questionou se teria como fazer tudo isso no computador. Claro que um programador ia perguntar se tinha algum aplicativo para isso! Eu disse que sim, mas que esses sistemas eram exclusivos de grandes empresas, o preço era muito alto e difícil de usar. Não eram feitos para uma pequena marca como a minha.

Foi nesse momento que percebemos que havia ali uma necessidade que não estava sendo atendida no mercado. Nós acreditamos que a modelagem é o coração da marca, onde ela pode imprimir seu diferencial e fidelizar seus clientes. Pequenas marcas possuem modelagens excelentes, pois conseguem segmentar melhor seu público e construir peças que sirvam em corpos “fora do padrão”, coisa que grandes marcas que produzem em massa não estão conseguindo atender.

Foi pensando nos problemas que esses clientes enfrentam que nós criamos as soluções da Molde.me para modelagem têxtil, planejamento de corte e encaixe automático. Desde então, o nosso propósito tem sido democratizar essas soluções para negócios de todos os tamanhos, desde estudantes de moda, passando por modelistas freelancers, ateliês, pequenas marcas, até empresas de grande porte que possuem máquinas de corte.

CP – Qual a proposta da Molde.me ao mercado confeccionista brasileiro e quais seus diferenciais em relação a outras soluções disponíveis?

TN: Nós acreditamos que a modelagem é uma arte e deve ser feita com dedicação e paixão. Além disso, sabemos que o gasto do tecido corresponde a cerca de 50% do custo de uma confecção. Por isso, o nosso desafio é ajudar modelistas e confecções a criar moldes e encaixá-los com muito mais facilidade, precisão e economia. Nossa missão é facilitar o acesso de criadores, modelistas e empreendedores no meio da moda para que realizem seus sonhos, entregando ferramentas de alta qualidade e atendimento diferenciado a preços acessíveis.

Além das ferramentas do sistema em si, toda a tecnologia que empregamos nas melhorias da experiência do nosso usuário traz inovação tecnológica de verdade ao setor têxtil. Uma das coisas que posso citar é o encaixe automático, que serve para gerar o risco para o corte. Todos os cálculos de probabilidades são feitos com ajuda de inteligência artificial e rodam on-line nos nossos servidores. Isso garante uma performance estável, que não depende da capacidade de processamento do computador do usuário, tornando possível fazer tudo pelo celular quando necessário, além de permitir consultar relatórios de custo e aproveitamento completos e precisos. Essas ferramentas todas estão aliadas a um treinamento e suporte humanizado, permitindo que empresas de todos os tamanhos e estruturas possam implantar nossa solução e aumentar sua produtividade e economia.         

Tyara Nascimento, CEO e cofundadora da Molde.me, com seu marido e sócio, Luiz Nascimento, e a analista de felicidade e estrela da empresa, a mascotinha Stella. / Fotos: Luisa Runze

CP: As soluções da Molde.me atendem somente a quem produz vestuário ou se estende a outros segmentos, como calçados e móveis, por exemplo? E se conectam a salas de corte de qualquer fabricante?

TN: A Molde.me começou com o objetivo de atender principalmente quem produz vestuário, porque essa era a área onde tínhamos expertise. Hoje já atendemos clientes do ramo de fabricação de sofás, bancos automotivos, cama, mesa e banho, bolsas, bonecas de pano, entre outros. As nossas soluções se conectam perfeitamente com salas de corte de qualquer fabricante, inclusive as chinesas. Isso é possível, pois usamos formatos de arquivo padrão de mercado, o que permite que nossos clientes usem seus moldes em outros sistemas e máquinas, da maneira que precisarem, sem amarras e bloqueios.

CP: A Molde.me começou como uma startup, correto? Fale sobre o recente aporte de investimento que a empresa recebeu e como vem sendo aplicado.

TN: Quando comecei a Molde.me, nem sabia o que era uma startup. Hoje sei que se trata de um agrupamento de pessoas em busca de um modelo de negócios novo, escalável e que, de preferência, tenha base tecnológica. É natural que startups levantem investimento para acelerar seu crescimento, trazendo maior valor para clientes, funcionários e investidores.

Com a Molde.me não foi diferente. Conforme o andar da empresa, percebemos que se investíssemos mais dinheiro, tempo e recursos humanos em determinadas frentes, poderíamos ter um retorno muito grande, nos deixando competitivos o suficiente para atender nossos clientes com soluções cada vez melhores.

Em novembro do ano passado, fechamos mais uma rodada de investimento com a Anjos do Brasil, um grupo de investidores-anjo. Nessa rodada, entraram como investidores alguns profissionais da área têxtil da região, empresas do ramo, especialistas em áreas estratégicas e outros parceiros que nos ajudarão a levar a Molde.me a outro patamar como empresa. Sabemos que 2022 será um ano de muito trabalho e muitas conquistas para a nossa equipe, a empresa está crescendo e cada vez exige mais do nosso time. Estamos muito animados para os desafios que nos aguardam.

CP: Já há planos de expansão internacional no pipeline da empresa?

TN: Claro que temos! Nós atendemos clientes em cerca de 10 países e 4 continentes utilizando somente a nossa estrutura interna aqui no Brasil. Para 2022, já temos planejado abrir um escritório na Europa para atender nossos clientes de lá em seu idioma nativo, com setores de vendas, treinamento, suporte e marketing. Além disso, estamos organizando internamente a tradução do sistema, site, Central de Ajuda e treinamento EAD. São planos bem grandes e ambiciosos, mas temos uma equipe incrível, com um propósito bem definido e trabalhando para tudo isso acontecer. No fim, todo esforço vale a pena quando ouvimos tantos feedbacks positivos de clientes e usuários, contando o quanto a Molde.me mudou a empresa deles.

RECADO DA TYARA:

Para quem quiser se aventurar no mundo da modelagem digital, indico acessar costuraperfeita.molde.me e testar gratuitamente o sistema durante 15 dias em uma condição especial que preparamos para os leitores da revista. Já no período de teste, nossa equipe de atendimento entrará em contato para conhecer melhor a necessidade de cada cliente e indicar a trilha de conhecimento mais adequada para ajudá-lo.

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