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DIA DO CONSUMIDOR: ELES ESTÃO MAIS CONSCIENTES E CONECTADOS

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a ABVTEX destaca o perfil do novo consumidor que cada vez mais valoriza a moda sustentável

Embora seja uma data comercial que movimenta o varejo, a origem do Dia Mundial do Consumidor teve como objetivo a reflexão sobre a adoção das melhores práticas nas relações de consumo. “É com esta perspectiva que as varejistas associadas à ABVTEX incentivam sua cadeia produtiva a adotar as melhores práticas de sustentabilidade”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

A entidade que representa cerca de 100 marcas do varejo de moda nacional reconhece e valoriza a importância das novas conexões entre marcas e consumidores. “É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo. A pandemia afetou a todos e motivou as marcas a adotarem novos formatos para o relacionamento com os consumidores. O varejo de moda representado pela ABVTEX está cada vez mais conectado e aderente à sustentabilidade, se antecipando às necessidades do consumidor”, enfatiza Lima. 

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. / Divulgação

Neste sentido, a ABVTEX e suas associadas mantém a iniciativa de promover o fornecimento responsável dos produtos de moda do País, por meio do Programa ABVTEX. Em 10 anos de existência, o Programa já realizou mais de 41,5 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e promoção do trabalho decente na produção de artigos de vestuário e calçados. Até fevereiro, o Programa aprovou 3.293 empresas garantindo condições dignas de trabalho a mais 303 mil pessoas. 

Euromonitor International identificou tendências que foram influenciadas ou aceleradas pela pandemia e que mudam para sempre o comportamento dos consumidores. E a primeira delas é de que as empresas devem colaborar para a criação de um mundo mais sustentável, promovendo a mudança de uma economia baseada em volume para uma baseada em valor, contribuindo para a solução da desigualdade social e dos danos ambientais.

Um forte senso de responsabilidade social agora é uma demanda permanente dos consumidores para as marcas conquistarem a empatia deles, que escolherão marcas que ajudem a fazer do mundo um lugar mais limpo, saudável, resiliente e justo, segundo a Euromonitor.

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