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COUROMODA 2019: NOVO CENÁRIO POLÍTICO E ECONÔMICO TRAZ BOAS EXPECTATIVAS

A abertura oficial da 46ª edição da Couromoda, feira calçadista realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, foi recheada de discursos otimistas. A avaliação de lideranças e autoridades presentes é de que, a partir de um cenário político e econômico mais favorável, o setor calçadista nacional possa almejar a recuperação de dois últimos anos difíceis para a atividade.

Na oportunidade, o presidente da Couromoda, Francisco Santos, ressaltou que existe uma expectativa de retomada para o segmento, o que deve ser refletido na feira paulista lançadora das coleções para a estação Outono/Inverno. “Temos a perspectivas de retomada tanto no mercado interno quanto internacional”, apontou. Segundo ele, o crescimento maior deve vir das exportações, a partir das sinalizações do governo eleito de reforçar a relação com países desenvolvidos e consumidores de grande fatia dos calçados brasileiros. “Já percebemos o retorno de grandes compradores internacionais, inclusive presentes aqui na Couromoda”, comemorou.

Citando dados do setor calçadista, especialmente de uma recuperação verificada nos últimos meses de 2018, o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei Alfredo da Silva, destacou que o momento é de unir esforços para aproveitar o momento político que sinaliza para um processo de recuperação econômica. “Queremos que esse sentimento de otimismo também esteja presente internamente, nas nossas fábricas. Vamos viver um novo momento e somos privilegiados por isso”, disse.

Os dados mais recentes de produção e varejo de calçados apontam que o primeiro índice aumentou consecutivamente nos meses de setembro e outubro (+5,2% e +6,6%) em relação aos meses correspondentes de 2017.  Por outro lado, devido a quedas acumuladas, especialmente no primeiro semestre de 2018, nos 10 meses persistiu um revés de 2,6%. Já o varejo do setor vem crescendo desde agosto, tendo fechado outubro com incremento de 4,1% em relação ao mês dez de 2017. Assim como a produção, o acumulado foi prejudicado pela primeira parte do ano, fechando em queda de 2,3% no comparativo.

Representando o varejo de calçados, o vice-presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), Bruno Constantino, ressaltou incremento de 2,6% nas vendas de calçados em 2018, índice levantado em pesquisa com as mais de 700 associadas da entidade. “Esperamos que a recuperação se consolide e que o novo cenário político e econômico mude o panorama do setor”, projetou.

 

GOVERNADORES ELEITOS
A abertura oficial da Couromoda contou ainda com a participação dos chefes do executivo dos principais estados brasileiros do setor calçadista, o primeiro por responder pelo posto de segundo maior produtor e maior exportador de calçados do Brasil, e o segundo por ser o principal mercado consumidor do Brasil.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou a importância do setor para a economia gaúcha, colocando-se à disposição para apoiar a atividade no que for possível para uma melhor competitividade. “No Estado, estamos trabalhando para gerar melhores condições de empreendedorismo, com redução das burocracias, diminuição dos custos logísticos – com investimentos em infraestrutura -, e otimização da carga tributária”, disse, ressaltando que o Estado brasileiro é “gastador e gasta mal”.

O governador de São Paulo, João Dória, relembrou a história da Couromoda, com a qual tem forte ligação desde 1986, quando como então secretário de Turismo do Estado ajudou na mudança da feira do Rio de Janeiro para São Paulo. “Tenho convicção, que a partir deste novo momento econômico, essa será a feira da virada”, projetou, destacando o apoio do governo estadual para o desenvolvimento da competitividade do segmento.

 

ABICALÇADOS NA FEIRA
A Abicalçados está presente na Couromoda com ações de promoção comercial e de imagem. Promovido em parceria com o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de Moscou, o Projeto Comprador Vip trouxe para a mostra paulista compradores dos grupos ICR Trade, que possui 100 estabelecimentos na Geórgia, e do Intertop, com 20 lojas no Cazaquistão.  Já o Projeto Imagem, realizado por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil, trouxe cinco jornalistas de relevantes veículos segmentados de alguns dos principais mercados do mundo: Edizioni AF e Moda Pelle (Itália), Globalfashion (Espanha), Serma (Argentina) e Style America (Colômbia).

 

Fonte: Abicalçados

Foto: Divulgação

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