Você está aqui
Home > Destaque > CORRE QUE AINDA DÁ TEMPO: FAROL SANTANDER DÁ INÍCIO AOS ENCONTROS E DEBATES NA ARENA ECONOMIA CRIATIVA – O PRIMEIRO SERÁ SOBRE MODA, DIA 3 DE FEVEREIRO

CORRE QUE AINDA DÁ TEMPO: FAROL SANTANDER DÁ INÍCIO AOS ENCONTROS E DEBATES NA ARENA ECONOMIA CRIATIVA – O PRIMEIRO SERÁ SOBRE MODA, DIA 3 DE FEVEREIRO

  • 1º encontro será sobre Moda e terá mediação de Graça Cabral, cofundadora do São Paulo Fashion Week
  • Serão 11 encontros com startups do Brasil e do mundo que ajudam a reinventar moda, gastronomia, bem-estar entre outros temas.

    O Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer da cidade de São Paulo, idealizado pelo presidente do Banco, Sérgio Rial, dá início aos encontros e debates na Arena do 8º andar – um espaço que reunirá startups nacionais e internacionais para debater sobre Economia Criativa. As temáticas que serão discutidas estão em linha com o posicionamento do Santander, em relação ao apoio e fomento às inovações empreendedoras.

    Os dois primeiros ciclos de palestras, que acontecem durante todo o ano de 2018, são “Meu futuro é agora” e “Diálogos startupeiros”. A curadoria dos encontros é uma parceria do Farol Santander com a Garimpo de Soluções, representada por Ana Carla Fonseca (Cainha) e Alejandro Castañé.

    O primeiro encontro, parte do ciclo “Diálogos Startupeiros”, acontece no sábado, 03 de fevereiro (às 11 horas) e abordará a moda. No palco, pelo Brasil, estará Juliana Pirani, da eFitFashion, que gera moldes nos tamanhos exatos, a partir de medidas inseridas no sistema. Originada na USP, foi campeã mundial da competição de softwares da Microsoft, a Imagine Cup, em 2015. Da Itália virá, pela primeira vez ao país, Enrica Arena, da Orange Fiber, que desenvolve tecidos e coleções a partir do bagaço da laranja e lançou sua primeira coleção em 2017, com Salvatore Ferragamo. Na mediação, Graça Cabral, cofundadora da São Paulo Fashion Week e especialista mundial em moda, explica: “falaremos sobre sustentabilidade, design, inovação, tecnologia, futuro e criatividade, transformados em negócios”.

    DIÁLOGOS STARTUPEIROS

    O Brasil reúne o mais maduro ecossistema de startups da América do Sul, tendo em São Paulo o grande expoente, segundo o relatório “The Global Startup Ecosystem 2017”, elaborado pela Startup Genome, em parceria com a Global Entrepreneurship Network.

    Para inspirar, provocar e estimular novos empreendedores, dialogar com quem já segue essa trilha e expandir os horizontes dos interessados nos temas, o projeto “Diálogos startupeiros”, que abre a Arena de Economia Criativa do Farol Santander, reunirá mensalmente, até dezembro, uma startup brasileira e uma de outro país, menos evidente nas rodas sobre startups mas com empreendimentos impressionantes.

    MEU FUTURO É AGORA

    No que tange às competências e habilidades essenciais, o prazo é ainda mais premente: no máximo em dois anos, de acordo com o relatório “The Future os Jobs (2016)”, do Fórum Econômico Mundial o mercado de trabalho demandará profissionais com capacidade para resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade etc. Como se preparar para essa transformação? Esse é o foco do projeto “Meu futuro é agora”, na Arena de Economia Criativa do Farol Santander.

    PROGRAMAÇÃO

    Os encontros acontecem sempre às 11 horas, com tradução simultânea e terão transmissão online para os que não puderem participar ao vivo dos debates.

    24/02 – Meu futuro é agora – Chegar ao futuro – antes que ele nos alcance, com Carlos Magariños (Embaixador de Argentina), Sandro Roberto Valentini (reitor da Unesp). Mediação de Sérgio Rial (Presidente do Santander).
    10/03 – Diálogos startupeiros – Saúde e bem-estar: Josipa Majic, da Teddy the Guardian (Croácia) e Pedro Guimarães, da HandsFree (Brasil). Mediação de André Spínola (Núcleo de Novos Negócios Digitais do Sebrae Nacional).
    24/03 – Meu futuro é agora – O Futuro do amanhã, com Luiz Alberto Oliveira (Curador Chefe do Museu do Amanhã). Mediação de Milton Jung (âncora da CBN).
    07/04 – Diálogos startupeiros – Gastronomia –  Michael Haase, da PlantJammer (Dinamarca) e Celso Misaki, da Local Chef (Brasil). Mediação de Juliano Seabra (Diretor-Geral da Endeavor).
    14/04 – Meu futuro é agora – De cidade da violência à da inteligência – Medellín, com  Alejandro Franco (Diretor Executivo da Ruta N). Mediação Carla Jimenez (Editora-Executiva do El País).

    Arena de Economia Criativa – 8º andar

    Espaço reservado para debates sobre empreendedorismo, negócios, cidades e o futuro do trabalho, a Arena de Economia Criativa do Farol Santander promoverá até dezembro dois projetos de 11 edições cada: “Meu futuro é agora” e “Diálogos startupeiros”. “Serão 62 palestrantes e moderadores gabaritados, referenciais de 15 países”, destaca a curadora Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções. Seu sócio e parceiro na concepção do projeto, Alejandro Castañé, completa: “A proposta é jogar luz sobre competências cada vez mais imprescindíveis no mercado de trabalho – as chamadas habilidades do futuro – e inspirar novos empreendimentos, por meio de experiências surpreendentes de startups brasileiras e internacionais”.

    Farol Santander
    Inaugurado, no último dia 25 de janeiro, o Farol Santander, é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, idealizado pelo presidente da instituição, Sérgio Rial. A mais nova atração da cidade de São Paulo, localizada em um emblemático ponto turístico da região central, o antigo edifício Altino Arantes, promoverá discussões de ideias, será um sinalizador de caminhos, um polo para atrair as pessoas ao centro da cidade.

    As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As visitas começarão pelo hall do andar térreo, um dos tombados pelo Condephaat (assim como o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante), e seguirão até o mirante do 26º andar, onde foi instalado um café com inspiração art déco.

    Serviço:
    Arena de Economia Criativa – Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – 8º andar – Centro, São Paulo – SP)
    Capacidade: 100 lugares. Haverá tradução simultânea e transmissão online para os que não puderem debater ao vivo.
    Ingressos: www.farolsantander.com.br ou na bilheteria  (R$17, debate + mirante)

Deixe uma resposta

Top