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CONSULTORIA PARA UM DESIGN SUSTENTÁVEL, REGENERATIVO E AFETIVO

Cora Design traz o olhar estratégico para a moda sustentável e potencializa as forças femininas no setor

Para além dos relatórios de tendências globais, as tragédias ambientais que temos vivenciado, em um planeta com recursos cada vez mais escassos, mudanças na forma de produzir e comunicar devem se tornar ainda mais necessárias. De que maneira, então, os negócios de moda podem iniciar essa jornada de transição para um modelo mais sustentável?

Pensando nisso, Laura Madalosso e Raquel Chamis criaram a Cora, consultoria para sustentabilidade e ética em negócios de moda. Raquel é especialista em Design de Moda pela Unisinos e mestre em Ciência Política pela UFRGS, e Laura, sua sócia, é especialista em Design de Moda e ex-sócia da marca de calçados veganos e ecológicos Insecta Shoes.

Trabalhando de forma integrada com produto, marca, cultura e gestão, a Cora tem como metodologia o design estratégico. Em seus dois anos de atuação, realizou projetos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, com marcas representativas da transição para uma economia circular. Entre os serviços oferecidos pela consultoria, estão o desenvolvimento de estratégia para negócios, branding, planejamento e comunicação para sustentabilidade, mentorias para empreendedoras, workshops, relatórios de tendência e desenvolvimento de coleções com baixo impacto, além de cursos como o Liga – Jornada feminina para sustentabilidade na moda –, que terá sua segunda edição em setembro deste ano. Empresas que querem tomar consciência de seus impactos, que precisam readequar processos (de produção, comunicação ou gestão) e negócios sociais são os perfis que têm buscado a Cora.

Laura Madalosso e Raquel Chamis, sócias da Cora Design / Fotos: Carine Wallauer

“Temos conseguido bons resultados junto a empreendedores que querem gerar impacto positivo na sociedade. Trabalhamos, por exemplo, processos produtivos menos nocivos ao meio ambiente, comunicação inspiradora e sem greenwashing, como é conhecido o falso discurso de sustentabilidade, bem como novas relações de trabalho, em especial para as mulheres. A vantagem competitiva dessas empresas não se altera, mas entram em cena outros indicadores de sucesso, não apenas o lucro financeiro”, comenta Raquel. Laura, sua sócia, ressalta que olhar para a sustentabilidade de modo estratégico também traz outros tipos de ganho aos negócios. “Podemos mensurar a melhoria da imagem e a reputação da marca, a prevenção de possíveis crises, entre tantas outras questões. Para 2021, seguimos com a aposta de mobilizar projetos que causem impacto positivo na sociedade e contribuam com a consolidação de uma nova economia, mais circular e menos consumista”, pondera.

Para conhecer mais dos trabalhos feitos pela Cora Design, acesse os canais: www.coradesign.com.br / e-mail oi@coradesign.com.br / e Instagram @coradesign.co

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