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COLOMBIATEX DIGITAL 2021 TRAZ BALANÇO POSITIVO

Feira pivotou a versão híbrida para totalmente online, devido ao avanço da pandemia, e colheu alcance a novos públicos e mercados

O final de janeiro é sempre aguardado pelo mercado devido à tradicional semana da Colombiatex de las Americas, uma das maiores feiras latino-americanas voltadas ao setor têxtil e de confecção. Este ano, em sua 33ª edição, um ajuste de rota precisou ser feito devido ao avanço da pandemia: ao invés da versão híbrida, como estava planejada, precisou ser totalmente digital; mas a experiência anterior com a plataforma criada para o Colombiamoda em 2020, fez com que essa “pivotagem” acontecesse de forma natural e amigável ao público e expositores, já que estava prevista a dificuldade de parte dos expositores e compradores viajarem até Medellín nesta situação pela qual o mundo passa.

O evento, que aconteceu entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021, e contou com 261 expositores de 15 países, entre eles o Brasil, permitiu que 69 mil visitantes se reunissem por meio da plataforma www.colombiatex.com para encontrar oportunidades de negócios e relacionamento comercial, bem como conhecer as últimas tendências em moda, sustentabilidade, tecnologia e inovação que o setor está aplicando e atualizar-se em conhecimentos frente aos desafios futuros que chegam para este setor.

“A Colombiatex Digital cumpriu seu objetivo como primeira etapa de nosso plano de reativação econômica para a indústria da moda, conseguindo que, apesar das condições pandêmicas, os negócios fossem ativados em um mês-chave para as vendas no início do ano. Além disso, o evento ratificou nosso compromisso e mensagem de otimismo para o setor quando mais precisa”, garantiu Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo do Inexmoda. Os encontros virtuais de negócios alcançaram 1.400 atendimentos efetivos entre expositores e compradores, interessados ​​principalmente em categorias como: têxteis, pacote completo, serviços especializados e suprimentos para confecções. Porém, a plataforma de negócios abriu caminho para a interação o que permitiu mais de 12.000 interações a partir do relacionamento estabelecido a partir de lá, por meio de conversas via chat e videochamadas, buscando novas oportunidades para o setor têxtil e de confecção.

Segundo Leonor Hoyos Toro, diretora de Linhas de Conexão do Inexmoda, diz que as fronteiras foram quebradas com a plataforma digital da feira, e dentro do que se mostrava possível para o momento, no intuito de preservar a saúde e bem estar de funcionários, expositores e visitantes, a forma de apresentação de tecidos e maquinários têxteis se deu por meio de fotos em alta qualidade, fichas técnicas detalhadas e vídeos.

“Sem dúvidas, foi um desafio, e sabemos da importância de um espaço físico onde há o contato direto entre pessoas e produtos; porém, de qualquer forma, o desenvolvimento do canal digital, ainda mais nestes tempos em que estamos, é imprescindível, pois se torna a única forma de chegar a certos mercados e audiências para manter vivo o ambiente comercial, e assim conseguimos cumprir a demanda de negócios aguardados para 2021 com a realização da Colombiatex Digital”, afirma Leonor.

PRINCIPAIS MERCADOS EXPOSITORES E COMPRADORES

Entre os 261 expositores, a maior parte foi de empresas colombianas, de regiões como Antioquia, Santander, Cundinamarca e Valle del Cauca. O restante se dividiu entre 14 países, entre eles Itália, Brasil, Índia e Estados Unidos, em maior proporção.

O Brasil participou com 24 empresas, sendo 21 delas apoiadas pelo Texbrasil, programa de exportação voltado aos têxteis promovido entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Apex-Brasil. As empresas brasileiras participantes foram: Audaces, Centric, Censi Máquinas, Delta Máquinas, Dalila Têxtil, Diklatex, Vicunha, Santista, Cedro Têxtil, Canatiba, Cataguases, Covolan, Coltex, Santanense, Macias Têxtil, Lunelli, Rosset Têxtil, Santaconstancia, Paramount, Linhas Trichê, J. Serrano, Ecotag, Hyosung e La Estampa.

Para apoiar e divulgar as empresas na Colombiatex Digital 2021, o Texbrasil lançou um e-book exclusivo destacando as inovações e práticas sustentáveis de cada participante brasileira, alinhando-se ao direcionamento desta edição da feira. Já entre os 3.300 compradores, a Colômbia também teve a maior participação nesta frente com 2.900 empresários. Os outros 400 eram provenientes de 28 países como Estados Unidos, México, Costa Rica, Equador, Peru e Guatemala.

ROTA DA SUSTENTABILIDADE, BIOSSEGURANÇA E INOVAÇÃO

A Rota da Sustentabilidade já compõe a Colombiatex há algumas edições, e nesta, ganhou a companhia dos temas de biossegurança e inovação, mostrando ao mercado diversas alternativas que surgiram em meio à pandemia.

Entre os 104 expositores da rota, três tendências de produção sustentável se destacaram: reaproveitamento de água, economia de energia na cadeia produtiva e materiais ecologicamente corretos, onde as têxteis brasileiras são exemplos de benchmarking.

No segmento de biossegurança, 42 empresas apresentaram novos desenvolvimentos que criaram para atender às necessidades de proteção a saúde humana, como tecidos com acabamento antiviral contra a contaminação cruzada pela Covid-19, produtos orgânicos, insumos e equipamentos para desinfecção; e máscaras reutilizáveis, à prova de velas e resistentes à água. Também foi possível conhecer novos processos que visam gerar maior eficiência e menores custos de produção, como em design 3D, automação e também têxteis tecnológicos, apresentados em lives no Instagram da Inexmoda, promotora da Colombiatex.

CONHECIMENTO

O tradicional Pavilhão do Conhecimento, onde foram realizadas 33 conferências gratuitas que foram aproveitadas por meio da plataforma digital, recebeu 8.400 visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o que está vindo para a indústria da moda em temas como sustentabilidade, tendências da moda, marketing digital, consumidores, empreendedorismo e outros.

Além disso, a Feira contou com 6 masterclasses, 7 workshops e 12 assessores online, que conseguiram formar 780 participantes, que aprenderam por meio de diferentes especialistas do Sistema de Moda em temas como macrotendências, economia da moda, comunicação, criatividade, modelo de negócio, finanças, entre outros.

PLANO DE REATIVAÇÃO ECONÔMICA E NOVAS DATAS

Focado nos pilares de eventos feriais, turismo, empreendedorismo e fortalecimento empresarial, Carlos Botero frisou que o Inexmoda continuará apostando firmemente na reativação econômica da indústria da moda, onde as feiras têm um papel muito relevante. A entidade também continuará a fortalecer a comunidade e o tecido empresarial por meio de programas como Valiente, que trabalha com comunidades vítimas do conflito armado colombiano e migrantes venezuelanos; e Épica: Reto de Innovación, para fortalecer o empreendedorismo da moda da Colômbia e cadeias produtivas formais, para fortalecer a produtividade da indústria no país.

Botero ainda anunciou as datas dos próximos eventos: a Colombiamoda 2021, Semana da Moda da Colômbia, acontecerá de 27 a 29 de julho; a Colombiatex de las Americas 2021, versão física, será no segundo semestre, com a data a ser revelada em breve; e a Heimtextil Colômbia, feira de têxteis para decoração e do lar, em parceria com a Messe Frankfurt, mudou para 26 a 28 de abril de 2022.

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