Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > COLOMBIAMODA DIGITAL 2020

COLOMBIAMODA DIGITAL 2020

Evento transmutou para adaptar-se aos novos tempos e agregou ainda mais público e atividades na versão online

Pular edição, mudar data ou mesmo cancelar o Colombiamoda 2020: nenhuma dessas opções estavam no radar do Inexmoda. Desde que decidiu colocar em prática a ideia de digitalizar o evento deste ano, devido à pandemia, o risco e o desafio foram assumidos pela entidade organizadora que, junto aos seus parceiros, como a Alcadía de Medellín, Governo de Antioquia, ProColombia, Avon, Teleantioquia Digital, Telemedellín, Banco de Bogotá, UPB (Universidad Pontificia Bolivariana), em pouco tempo redesenharam uma estrutura física para a virtual. Como dito por Carlos Eduardo Botero, presidente executivo do Inexmoda, caminhos antes descartados se tornaram uma nova opção. “É a mesma essência, porém, com mais consciência. Adeus costumes, olá novos hábitos”, destacou.

Assim, foi realizado de 27 de julho a 2 de agosto o Colombiamoda Digital, que funcionou sobre uma plataforma bastante abrangente e interativa (www.colombiamoda.com), com rodadas de negócios, marketplace, apresentações de desfiles, workshops, bate-papos e palestras, tudo 100% online, com streamings via Vimeo, YouTube, canais de TV parceiros e lives no Instagram.

“Todo o Colombiamoda Digital foi uma aprendizagem do início ao fim, especialmente para nós, do Inexmoda, e deixamos isso bem claro deste o princípio. Não pensamos em outra coisa a não ser fazê-lo, sem mudar datas ou cancelá-lo, assim como cerca de 75% dos eventos mundiais estavam fazendo, pois precisávamos apoiar a indústria num momento tão difícil para o comercio de vestuário no país. Por isso, decidimos assumir este compromisso”, afirma Sebastián Díez Vargas, diretor de Mercado e Comunicação do Inexmoda.

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE MODA PARA A COLÔMBIA

Antioquia é o maior polo têxtil e de confecção colombiano, e Medellín, que pertence à região, abarca a maior parte desta produção: 25% do PIB da cidade vem do setor – um dos mais afetados pela pandemia -, que movimentou US$ 12 milhões em 2019. Portanto, equilibrar a retomada econômica e saúde pública era essencial para combater o desemprego por lá, assim como tem acontecido em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, e o evento, como parte importante do calendário de negócios da Colômbia, não poderia deixar de dar sua contribuição.

Segundo pesquisa feita pelo Observatorio de Moda Inexmoda – Raddar, em abril deste ano, as famílias colombianas gastaram em torno de US$ 316 mil em vestuário, enquanto no mesmo mês de 2019, gastaram US$ 527 mil, o que representa uma queda de 40% no consumo de moda colombiana.

Durante a edição 2020, o Colombiamoda Digital atraiu, de acordo com a organização, cerca de 220 mil visitantes de todo o mundo – um alcance que o evento físico não teria -, abrindo possibilidades de negócios com mercados que ainda não haviam sido explorados, nacional e internacionalmente, como países nórdicos, por exemplo. Um dado interessante é que 67% dos compradores estiveram pela primeira vez no evento por ser no formato online. Inclusive, a área de negócios dentro da plataforma foi estendida até o dia 6 de agosto, para que as 445 empresas participantes tivessem mais tempo para concluir suas negociações e contatos, afinal, foram 1.267 reuniões agendadas só por meio da ProColombia, além de negociações diretas.

Entre os 3.200 compradores, 2.500 eram colombianos e os outros 700 de países como México, EUA, Equador, Peru, Costa Rica, Porto Rico e Panamá, entre os que mais visitaram e fizeram negócios. Nesta edição, os valores não foram revelados, como o Inexmoda já havia anunciado em janeiro, durante a Colombiatex 2020.

As principais categorias de produtos procuradas foram de vestuário, calçados, têxteis, e biossegurança – esta última, acertadamente inserida pelo contexto da pandemia de Covid-19. Ainda neste contexto, o destaque foi para a participação de produtos de moda consciente (33%), biossegurança (20%), proteção (17%) e têxteis econômicos (3%).

“As peças de maior demanda foram roupas íntimas, roupas esportivas, roupas casuais, pijamas e roupas de praia, e os países que mais participaram foram Caribe, Estados Unidos e Equador, até o balanço em 4 de agosto. A grande resposta da demanda externa confirma que a Colômbia continua se posicionando como um fornecedor de confiança, mesmo nas atuais circunstâncias. Os compradores nos deram um feedback positivo, tendo mais dias para compromissos de negócios e com reuniões muito proveitosas”, disse Flávia Santoro, presidente da ProColombia.

Desta vez, o Brasil teve uma participação pequena, com apenas 4 expositores (Vicunha, Kyly, L’Unico Moda e Rezzato). Segundo Sebastián Díez, talvez o receio por acontecer numa nova plataforma tenha afastado alguns participantes brasileiros, mas espera que isso se reverta, diante do resultado obtido e do poder de conexão mostrado pela plataforma do Colombiamoda Digital.

DESAFIOS E APRENDIZADOS

Ainda de acordo com Sebastián, assim como em qualquer situação nova, parte dos expositores estava temerosa em participar do formato digital da Colombiamoda 2020: sentiam que não estavam preparados para o canal, ou tinham uma ressalva muito grande digitalmente para participar do evento, ou sentiam que seus equipamentos não estavam preparados para participar ou assumir este novo compromisso. Mas muitos deles decidiram separar os medos de um lado e os compromissos de outro, e aceitaram o desafio com o Inexmoda.

O resultado foi um público bastante receptivo com a proposta e, sobretudo, agradecido, nas palavras de Sebastián, porque reconheceram essa iniciativa do Inexmoda em tempos difíceis fazer algo pela indústria, dinamizá-la e dar motivos para falar a seu respeito de maneira positiva por meio do Colombiamoda.

Como era algo novo para todos, antes do evento foram feitas capacitações e treinamentos de experiência dos usuários por parte do Inexmoda com as empresas expositoras, para estarem preparadas a atender seu público durante a semana que aconteceria o Colombiamoda Digital, aproveitando ao máximo as ferramentas da plataforma e conseguindo um resultado de negócios efetivo por meio dela.

Porém, um dos aprendizados foi que, para o fechamento de negócios online, era preciso mais tempo, tanto que o prazo foi ampliado em mais 4 dias (de 2 para 6 de agosto).

“Aprendemos que as marcas precisam de mais tempo para se posicionar e alcançar êxito nos canais digitais por vários motivos: primeiro pela questão cultural, onde há que se quebrar algumas barreiras com os canais digitais; segundo, que por ter um canal aberto 24/7 para fazer negócios, é preciso ter mais disponibilidade de tempo, tendo em conta que hoje as pessoas, em suas casas, além de profissionais, são pais, mães, têm múltiplas tarefas. Então, uma pessoa pode estar fazendo negócios falando ao telefone e cozinhando, ao mesmo tempo. Há pessoas que não conseguirão ter a disponibilidade de se dedicar 10 horas por dia para fazer negócios, já que são atividades intermitentes, e os canais digitais precisam de mais tempo para que as pessoas possam entrar e dedicar algumas horas do dia para fazer algumas reuniões”, avalia Sebastián.

Ele ainda revela que na área de negócios especializados, havia um entendimento que o formato mudou: era uma plataforma aberta 24 horas, com horários para agendar reuniões ou entrar no chat, se estivessem disponíveis. Quanto ao fuso horário, neste caso, não havia nenhum tipo de restrição, porque chegavam a um acordo para se contatarem no melhor horário para todas as partes, dentro ou fora da plataforma.

MARKETPLACE EM PARCERIA COM O MERCADO LIVRE

Outra novidade nesta edição do evento foi a parceria com o Mercado Livre, onde foi criado um marketplace exclusivo Colombiamoda 2020, a fim de impulsionar as vendas das marcas participantes do evento. Ao todo, participaram da ação 85 marcas colombianas de moda feminina, masculina, infantil, moda íntima, moda praia, acessórios e calçados, e o prazo de participação no marketplace também foi estendido (até 9 de agosto) para que os compradores tivessem mais tempo de conhecer e adquirir os produtos das coleções outono/inverno 2020 por meio do comércio eletrônico, comportamento que tem crescido naquele país, acompanhando a mesma dinâmica internacional frente ao distanciamento social imposto pela pandemia.

“No Mercado Livre, mostramos a importância dos itens de moda dentro do nosso marketplace, com um aumento de mais de 70% nas vendas de janeiro a julho na categoria. O Colombiamoda foi a ocasião perfeita para poder conectar mais de 70 marcas dentro da nossa plataforma, somando mais de 1.000 itens vendidos até o momento; por isso, decidimos habilitar a feira dentro do Mercado Livre até o dia 9 de agosto”, afirmou Juan Camilo Pachón, head de Marketplace do Mercado Livre na Colômbia.

DESFILES ONLINE

Pink Filosofy by Banco de Bogotá / Reprodução YouTube

Como semana de moda oficial da Colômbia, os desfiles não poderiam faltar no Colombiamoda Digital e, claro, no formato online. Eles se concentraram entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em 18 apresentações em vídeos com as inspirações de cada marca, designer e coleção (Leonisa, Mercedes Campuzano, GEF, Vélez, Chamela, Punto Blanco, Andrés Pajón, Lugó Lugó, Guio Di Colombia).  As colaborações também foram destacadas, como as alianças entre Diego Guarnizo e Fundação Avon para Mulheres; Banco de Bogotá e Pink Filosofy; Arkitect e Beatriz Camacho, entre outros.

Os jovens talentos não ficaram de fora, como os alunos da Universidad Pontificia Bolivariana e La Colegiatura Colombiana; Religare, foi a marca de Medellín escolhida para ter sua apresentação dentro do programa Épica: Desafio de Inovação, assim como Mompossina, Guillermo Castro, SieteOchenta e LaBloom também foram selecionados neste programa, que é realizado em parceria com a Prefeitura de Medellín para fortalecer os modelos de negócio das marcas participantes. Esses quatro empresários mostraram sua criatividade através da apresentação El Cubo Medellín Futuro.

CONHECIMENTO E ENTRETENIMENTO

O consagrado Pavilhão de Conhecimento, realizado por meio da parceria acadêmica entre Inexmoda e UPB, trouxe ao Colombiamoda Digital 27 conferências com temas da indústria da moda (tendências, modelos de negócios, sustentabilidade e transformação digital) ministradas por especialistas da Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México, França, entre outros, e assistidas por diversas plataformas digitais e redes sociais. Só pela Teleantioquia, foram 206.660 residências alcançadas.

O Fórum de Tendências, que nesta ocasião se realizou digitalmente oferecendo 29 conferências correspondentes à temporada outono-inverno 20/21, conectou cerca de 5.100 pessoas na mesma plataforma, que também puderam acessar as 200 amostras e materiais têxteis expostos por meio de recursos como fotografias.

Além disso, o Inexmoda criou um novo espaço dentro do evento que, em confluência com a missão do Instituto, trouxe outras atividades para o desenvolvimento pessoal e empresarial de seu público, como 21 consultores especializados diferentes áreas de negócios, 15 workshops, e 5 Master Classes, todos online e ao vivo.

Todos os desfiles podem ser vistos no canal do Inexmoda no YouTube: https://www.youtube.com/c/inexmoda/videos

Deixe um comentário

Top