Você está aqui
Home > sustentabilidade > CIRCULAR DENIM: INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DA COVOLAN

CIRCULAR DENIM: INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DA COVOLAN

Num momento em que se torna mais do que urgente ter uma produção e consumo conscientes e sustentáveis, a Covolan traz ao mercado a linha Revive, com uma seleção de artigos em denim que faz parte de sua estratégia de inovação responsável.

O destaque fica com o Circular Denim, onde é feita a reciclagem de denim e o reaproveitamento de fibras para a criação do novo tecido. O processo é feito em parceria com a Cooperativa Agrícola Cocamar, que produz o fio com o blend – fibra de poliéster e denim desfibrado – e o vende à Covolan para a produção do Circular Denim. Neste caso, a Cocamar compra os fardos de denim desfibrados vindos de fábricas recicladoras, fazendo com que haja uma economia circular na região onde a sede da Covolan está instalada, no interior de São Paulo. O resultado é um denim de alta qualidade, regularidade de lotes e versatilidade no produto final. 

Já a Circular Twill é uma coleção de tecidos em sarja onde há o reaproveitamento das fibras de algodão por meio de resíduos fabris, para estimular e gerar a economia circular. No processo industrial de fios de algodão é gerado o resíduo, que é acumulado é captado para a recuperação das fibras. O que seria descartado é reaproveitado, onde a fibra recuperada é embalada em fardos, para ser novamente utilizada como matéria-prima. Na nova mistura, entram as fibras recuperadas junto com as fibras de algodão 100% novas, a mistura das fibras segue pelo processo normal da fiação e depois para a tecelagem, se transformando em tecido com o resíduo de algodão de outras produções.

ENVIRONMENTAL CARE 360º

O lançamento do Circular Denim pela Covolan aconteceu justamente no Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, junto à apresentação de todo o seu processo fabril sustentável – ambiental, social e econômico -, bem como todas as suas certificações. A Covolan é a única têxtil brasileira que faz parte da ZDHC Foundation desde 2017, e utiliza o corante premium Indigo Bann (zero anilina). Além de ser considerada a tecelagem mais sustentável no país em seu segmento, é também a única com a certificação STeP by OEKO-TEX®, direcionada a fabricantes, marcas ou varejistas do setor têxtil e do couro que desejam atestar que suas instalações e todas as etapas de processamento estejam em conformidade ambiental e sejam comunicadas de forma transparente. 

Sua estação de tratamento de efluentes, por exemplo, conta com a mais moderna tecnologia de processamento, devolvendo para a natureza águas cristalinas e livres de quaisquer substâncias tóxicas ao meio ambiente e ao ser humano. A redução no consumo e reaproveitamento de água ainda vai para a linha de produção, onde os denins são tingidos por meio do maquinário italiano Genius, considerado Green Dye, onde há economia de até 40% de água e otimização do processo de tingimento em 75%. 

Outras certificações do portfólio da Covolan são a ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, OEKO-TEX Standard 100, BCI, participação no Higg Index, entre outros. A experiência pode ser vista em www.covolan.com.br/sustentabilidade. 

SHOWROOM VIRTUAL

Mais uma novidade apresentada pela Covolan foi o showroom virtual. O projeto já estava nos planos da têxtil, e foi acelerado com a questão da pandemia pela Covid-19. No showroom estão todos os artigos da Covolan, que podem ser acessados por meio de um cadastro, servindo como ponto de apoio aos confeccionistas e representantes comerciais. 

Deixe um comentário

Top