Você está aqui
Home > action > Impressão Têxtil > CANATIBA PRINTING: TECELAGEM SE TORNA PIONEIRA EM OFERTA DE ESTAMPARIA DIGITAL NO DENIM

CANATIBA PRINTING: TECELAGEM SE TORNA PIONEIRA EM OFERTA DE ESTAMPARIA DIGITAL NO DENIM

Após um ano de um processo que se iniciou antes da pandemia, a Canatiba concretizou um novo projeto: o Canatiba Printing, uma nova divisão de serviços dentro da tecelagem no qual fará estamparia digital diretamente no denim, tornando-se a pioneira na modalidade aqui no Brasil.

De acordo com Fábio Covolan, diretor de marketing da Canatiba, a opção pela aquisição de uma impressora digital por pigmento se deu pela liberdade de tiragem – desde uma bandeira de amostra até rolos inteiros, sem perder a qualidade de impressão -, e pelo custo, que praticamente não se altera para o cliente. Além disso, as bases estampadas podem sofrer efeitos de lavanderia, mantendo sua durabilidade.

A Canatiba selecionou uma série de bases denim e sarjas PT, todas com mais de 97% de algodão, nas quais a utilização da impressão digital alcançou resultados inusitados, possibilitando algo até então impossível para esse recurso de estamparia: a variação visual das lavagens, fazendo que cada estampa multiplique seus efeitos.

O resultado é uma ampla gama de cores, formas e desenhos para essas bases, desde imagens fotográficas digitais, passando por grafismos, até os chamados microdesenhos, utilizados para gravataria.

Detalhe importante: a tecelagem já conta com algumas estampas de linha e também possibilitará a impressão de estampas exclusivas aos clientes. Neste caso de exclusividade, o mínimo parte de 100m em base PT e 300m em base tinta. A capacidade máxima de impressão é de até 200 mil metros/mês, e de acordo com a resposta do mercado, a intenção, segundo Fábio Covolan, é adquirir mais um equipamento.

A Riachuelo foi o primeiro cliente a utilizar a impressão digital sobre denim da Canatiba.

BASES SELECIONADAS CANATIBA PRINTING:

  • Paraíso Xadrez – 8,5 oz
  • Forasteiro Camuflado – 8,0 oz
  • Forasteiro Dobby – 8,0 oz
  • Libertador Muh – 8,5 oz
  • Libertador Oliver Dobby – 9,0 oz
  • Baguta Gravataria Remix – 5,0 oz
  • Baguta Gravataria Squared – 5,0 oz
  • Baguta Gravataria Diamond – 5,0 oz
  • Baguta Digital Print Tie Dye – 5,0 oz
  • Baguta Digital Print Ocean – 5,0 oz
  • Baguta Digital Print Stone – 5,0 oz
  • Baguta Digital Print Paint – 5,0 oz
  • New Delta Camuflado – 5,5 oz
  • Chambray Digital Print Tropical – 5,5 oz
  • Chambray Digital Print Sky – 5,5 oz

SMART DENIM

A Canatiba está ampliando as opções na linha Elastopol, tecnologia exclusiva onde são produzidas nas fábricas da tecelagem bases denim com a utilização de fios fiados de poliéster reciclado (atendendo aos requisitos do programa internacional Global Recycle Standard (GRS), o que lhe garante maciez e não trazer o brilho ou toque de um fio artificial, permitindo ainda a movimentação do fio de elastano dentro do poliéster e acabamentos puídos. Destaque para o Marrakéxe Elastopol (9,0 oz e 50% de stretch); o Fábrica Elastopol (8,0 oz); o Tubarão Elastopol (10,0 oz) e Novo Megaflex Elastopol (10,0 oz).

MAIS LANÇAMENTOS

Na tecnologia Megaflex, o lançamento é o Forasteiro Thermofix New Collor (8,0 oz, 98% algodão, 2% elastano, largura de 1.59 m e 35% de stretch).

Já na linha Éko, com foco em bases e acabamentos sustentáveis, as novidades são o Mascate + Largo (10 oz, com 15% de algodão reciclado e tingimento ecológico), com o diferencial de largura de 1,80m; e o Phelps Blue Denim (6,0 onças com 1.70 m de largura), muito usado para camisaria, que ganha agora lavagem ecológica, com economia de 80% de água; o Marrakéxe Stretch Denim (8,5 oz, 76% algodão, 22% poliéster; 2% elastano, largura de 1.50 m, tingimento ecológico e 45% de stretch), o novo produto de melhor custo/benefício da Canatiba; o Phelps Black Denim e Phelps O.D. Black, ambos 100% algodão, 6,0 oz e tingimento sulforoso; e o Phelps Blue Denim, 100% algodão, 6,0 oz e tingimento ecológico azul original.

NOVOS INSUMOS SUSTENTÁVEIS

A Canatiba também está colocando em linha novos insumos para tratamento dos tecidos, como o Rice Éko, amaciante à base de óleo de casca de arroz que, até então, era um grande problema de resíduo da indústria alimentícia. O material já vem sendo usado na indústria cosmética, mas no têxtil a Canatiba é a primeira a adotar.

Entre seus benefícios estão o toque natural, maciez, vivacidade da cor, boa costurabilidade e ainda traz efeitos antiinflamatório, antioxidante e de hidratação da pele (é rico em vitamina E).

Outro produto é a engomagem com amido de sorgo em substituição ao amido de milho e de mandioca, priorizando a indústria alimentícia. O sorgo é um cereal mais rústico, comumente plantado em conjunto com lavouras de soja em todo o país, com as vantagens de consumir pouca água, ter resistência às mudanças climáticas e pragas, reduzindo o uso de agrotóxico em sua cultura.

Deixe um comentário

Top