Você está aqui
Home > sustentabilidade > BRASIL GANHA A PRIMEIRA PLATAFORMA ONLINE QUE REÚNE CONTEÚDO, SERVIÇOS E PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

BRASIL GANHA A PRIMEIRA PLATAFORMA ONLINE QUE REÚNE CONTEÚDO, SERVIÇOS E PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Chiara Gadaleta (2)

O movimento ECOERA, criado pela especialista em moda sustentável Chiara Gadaleta, com o objetivo de integrar os mercados de moda, beleza e design a questões sociais e ambientais, inaugura em novembro o primeiro portal de serviços e produtos com atributos sustentáveis do país – o portal ECOERA. O serviço funcionará como um hub de consumo consciente e nasce com 1000 itens disponíveis, alem de serviços diversos e dicas de práticas de impacto positivo para o dia-a-dia.

O Portal ECOERA será estruturado em quatro seções: Impacte Positivamente, com dicas simples e práticas de como melhorar hábitos rotineiros ou de como aderir a causas importantes; Guia, onde serão encontrados serviços como estabelecimentos, eventos ou profissionais mais próximos do endereço do interessado; Consumo Consciente, onde estarão disponíveis produtos sustentáveis de moda, beleza, gastronomia e design; e News, espaço onde serão reproduzidos notícias, vídeos e imagens ligadas à práticas e atividades sustentáveis.

Todos os serviços, produtos e dicas gerais das seções estarão divididos nos quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, social, cultural e econômico, para que o consumidor entenda que sustentabilidade não está só ligada ao meio ambiente, além de informar qual dos segmentos está sendo fomentado no momento da compra.

“Pela primeira vez no Brasil, vamos compartilhar em um só espaço informação, serviços e produtos com atributos sustentáveis. Nossa meta é modificar completamente a experiência de se relacionar com as pessoas e com o meio ambiente no nosso dia a dia”, explica Chiara Gadaleta, idealizadora da plataforma.

A projeção é de reunir os melhores serviços e marcas sustentáveis do mercado e movimentar R$ 8 milhões no primeiro ano de operação. “O mercado vem mostrando grande evolução em serviços e produtos que promovam uma relação mais saudável e de menor impacto negativo com o meio ambiente. A missão do Portal ECOERA é conectar indivíduos, empresas e terceiro setor em torno do consumo consciente fomentando formas positivas de fazer negócios”, conta Andrea Teixeira, sócia do Portal ECOERA.

Além do guia de serviços, a cada compra o consumidor poderá neutralizar sua emissão de CO2 e até apoiar uma organização do terceiro setor. “Os consumidores da nova era estão interessados não só no ato da compra, mas em como a aquisição de um serviço ou produto pode ajudar a sociedade e o planeta”, ressalta Chiara. Além disso, o portal neutralizará suas emissões de CO2 em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e conectará doadores e entidades sem qualquer custo a ambos os lados.

Com uma curadoria de ponta liderada por Chiara em parceria com um time de especialistas, o Portal ECOERA também funcionará como um selo de legitimidade e procedência. “O consumidor se sentirá seguro e próximo às marcas e projetos que tenham uma relação verdadeira com as questões sociais e ambientais”, acrescenta Chiara.

A expectativa é de que, em um segundo momento, o portal disponibilize um relatório de impacto de compra de cada consumidor, mostrando o quão consciente foi a operação, quantas árvores plantou e que pilar da sustentabilidade ajudou a fomentar.

 

SOBRE AS SEÇÕES

Impacte Positivamente: A seção Impacte Positivamente traz uma grandiosa lista de instituições e serviços para quem deseja fazer uma boa ação, se engajar em alguma causa ou mudar um hábito em prol do planeta. Alguns exemplos:

  • Adoção de animais: lista de feiras e ONGs;
  • Descarte responsável: lista de cooperativas de reciclagem, telefones úteis, catadores;
  • Prolongar a vida útil de roupas: lista de costureiras, alfaiates, cursos de customização, costura;
  • Pós Consumo na Moda: lista de vintage moda, design e decoração;
  • Neutralização de pegada e CO2: calculadora da pegada de CO2 de seu dia a dia;
  • Faça você mesmo: centros de makers que ensinam a fazer móveis, roupas, comida, hortas e etc;
  • Empreste e /ou Pegue Emprestado: sites de trocas e empréstimos de objetos;
  • Plante uma árvore: lista de instituições na Amazônia que plantam para neutralização de CO2;
  • Participe de um Projeto Social: listagem de ONGs e Instituições pelo Brasil com causas voltadas aos temas de design, moda e beleza com fins sustentáveis;
  • Use Menos Carro: projeto com formas de ajudar na solução da mobilidade dentro de grandes centros urbanos;

Consumo Consciente: Na seção Consumo Consciente, serão disponibilizados uma série de produtos de beleza, moda, gastronomia e design com atributos sustentáveis. Os itens serão divididos em nove filtros de busca, com o objetivo de fornecer informações sobre a origem dos produtos:

  • Orgânico;
  • Vegano;
  • Produção local;
  • Produção artesanal;
  • Reuso;
  • Projeto social;
  • Empresa consciente;
  • Verde;
  • Reciclado;

Guia: No Guia, os usuários poderão identificar serviços, estabelecimentos, profissionais ou eventos mais próximos de seu endereço.

Ele será dividido por cidades e bairros para que os interessados tenham a opção de escolher o mais próximo, diminuindo os custos de transporte, desperdício de tempo e emissão de CO2, além de movimentar a economia local, promovendo produtos e serviços do seu entorno, um dos pilares da sustentabilidade.

News: Espaço onde serão produzidos conteúdos próprios, além de receber colaborações de pessoas interessadas em sustentabilidade. A ideia é reunir notícias, matérias, imagens e vídeos relacionados ao universo de produtos e serviços dos setores de moda, beleza, gastronomia, design, entre outros, sempre integrados aos quatro pilares da sustentabilidade. O conteúdo será dinâmico com artigos de especialistas, podcasts e dicas de compras.

 

Sobre o ECOERA

O Movimento EcoEra foi criado em 2008 pela consultora de moda especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta.

Desde a criação, o principal desafio do movimento foi integrar o mercado de moda, beleza e design a questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximassem toda a cadeia produtiva da moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em sua história, onde toda a cadeia – indústria, marcas, estilistas, arquitetos e público final – se unem para criar uma cadeia mais consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.

Sobre Chiara Gadaleta

É consultora de moda sustentável, fundadora do Movimento EcoEra (coletivo de integração dos mercados de moda, beleza e design à questões sociais e ambientais), colunista da revista Vogue e apresentadora do programa “Menos é Demais”, da Discovery Home & Health.

Também é responsável por programas de inclusão social e capacitação junto a ONGs e Cooperativas por todo o Brasil. Atualmente coordena o projeto “Trançados do Uatumã”, uma central de artesanato na Reserva do Uatumã na Amazônia em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

 

MAIS INFOMAÇÕES:

ecoera.com.br

ecoera@ecoera.com.br

Facebook Eco Era

Instagram : @ecoera

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Top