Após 12 anos, concurso retorna ao calendário do Febratex Group com estreia na Agreste Tex
A partir da temática de valorização do Agreste Pernambucano, o concurso Brasil Fashion Designers 2024 – Pernambuco, renovou sua estrada após um hiato de 12 anos. Promovido pelo Febratex Group e concebido e dirigido por Ricardo Gomes, o concurso chegou à sua 7a edição juntamente com a feira Agreste Tex, realizada em Caruaru (PE), tendo como patrocinadores a Audaces, Andrade Máquinas, Silmaq, Brasil Botões (com aviamentos) e Capricórnio Têxtil (com o denim para a confecção dos looks). O BFD ainda contou com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC).
Com edital aberto a estudantes dos cursos do setor têxtil de todo o estado de Pernambuco, a comissão técnica selecionou 10 finalistas para executarem suas coleções interpretando suas visões sobre o tema, trabalhando aspectos como criatividade, originalidade, modelagem, design e adequação à temática proposta, que era sobre o Agreste Pernambucano.
“Os 10 finalistas mergulharam nas suas memórias e no baú de referências que o pernambucano tem do seu agreste. Detalhes da geografia, grupos folclóricos e culturais, carrancas, redes, fuxicos, vaqueiros nordestinos, a história de moda de Toritama, Caruru e Santa Cruz do Capibaribe, Cangaço, festas de São Caetano, Maracatu, festas do passado e o esplendor do agreste compuseram a ambiência criativa que trouxe as coleções selecionadas dos 10 finalista do projeto. Mesmo com pouco tempo entre o lançamento do regulamento e entrega das coleções, não podíamos ter deixado de voltar a realizar o projeto por Caruaru. Fiquei surpreso com os projetos e com tanta criatividade”, disse Ricardo Gomes, diretor artístico do projeto.
COLEÇÕES
Ally Czar (Senai Paulista) – Coleção VESTÍGIOS HÍBRIDOS: Inspirada na riqueza geográfica do Agreste Pernambucano, a coleção é uma volta ao passado e uma viagem ao presente nas tradições do agreste através de roupas híbridas, promovendo uma consciência no ato de se vestir, consumir e interpretar as suas peças através de várias composições. As inspirações perpassam a geografia do espaço sendo traduzida e exaltada nas formas que utilizo nas peças, ressaltando a riqueza encontrada no Agreste, como a terra seca, seu ar úmido, seus picos e montanhas rochosas, seus rios temporários, oriundos das chuvas.
Analú Araújo (Universidade Federal de Pernambuco) – Coleção A RUA: A coleção propõe a junção de mundos distintos e culturais do agreste Pernambucano. Despontando das indumentárias dos papangus de Bezerros com toda sua extravagância e opulência, cruzando com a estética expressiva e atroz das carrancas. Os tons terrosos que vêm das paisagens agrestinas e o vermelho que vem das carrancas darão cor e corpo a coleção.
Daniel Brito (Universidade Federal de Pernambuco) – Coleção A REDE E O FUXICO: A inspiração vem de histórias contadas, vividas e observadas em vivências no agreste pernambucano; remete às redes confeccionadas por pescadores às margens dos rios Ipojuca e Capibaribe. Remete a redes de histórias e tradições contadas por artesãos e artistas locais; Remete a uma rede de trabalho de uma indústria em movimento.




Deisy Silva (Senai Caruaru) – Coleção VAQUEIRO NORDESTINO: A coleção exalta a beleza, força, união e resistência, onde os trajes utilizados pelos vaqueiros foram as principais inspirações para criação de calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras. O excesso e volume nas peças representam o drama e sensação do caos do vaqueiro quando está em ação.
Erika Rayssa (Senai Paulista) – Coleção SAINT TORICATÚ: A coleção nasceu de uma necessidade em ver o jeans de outra forma, remetendo a alfaiataria e com um toque mágico de materiais sustentáveis tendo presente o artesanato criado com plantas regionais, ecojóias e ecoprint. O nome da coleção floresceu de uma junção linda entre as homenagens a moda de outros países e os três pilares da Moda no agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz).
Flávia Banastor (Senai Paulista) – Coleção ESTRELAS DO AGRESTE: Esta coleção relê a estética icônica do cangaço, fenômeno social que se proliferou pelo agreste pernambucano. Os looks têm como características principais a simplicidade e a funcionalidade, privilegiando o transporte de objetos, mobilidade e proteção do meio ambiente, compostos por bolsos, bornais e bordados, foram inspirados nos trajes dos cangaceiros. O nome da coleção faz referência às estrelas que enfeitam os chapéus dos bandoleiros, além de adornos, elas também eram símbolos místicos de proteção.




Adellino (Universidade Federal de Pernambuco) – Coleção BARULHADA: A coleção foi inspirada em São Caetano, terra natal do designer. É uma ode ao berço do movimento cultural das “la ursas”, tradicionalmente investida no mês de fevereiro, embebedadas pelo carnaval, as agremiações que as representam espalham pela cidade a cultura em sua pura definição, as cores, movimentos e máscaras instigam os descrentes a conhecer mais de perto.
Marilia Eduarda (Senai Caruaru) – Coleção FIOS RÍTMICOS DO MARACATU: A coleção “Fios Rítmicos do Maracatu” celebra a vibrante tradição do Maracatu Pernambucano, trazendo para a passarela uma fusão única de estilo e ritmo. Cada look representa uma manifestação moderna da rica herança cultural, expressões de movimento e música. Embelezados com franjas generosas, cortes diferenciados e lantejoulas vibrantes, cada peça é uma manifestação de energia e alegria que ecoam nos tambores do Maracatu.




Miguel Santos (Universidade Federal de Pernambuco) – Coleção ESPLENDOR AGRESTE: Esplendor Agreste é uma ode à beleza resiliente do povo do agreste pernambucano e à exuberância dos cactos que resistem bravamente às adversidades da vida. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.
Tricia Oliveira (Faculdade Senac Pernambuco) – Coleção MEMÓRIAS DO AGRESTE: A coleção olha para as mais famosas festas do passado para traduzir o presente em moda, usando memórias pessoais do agreste como definidoras das formas, cores, volumes e sentidos. Olhando para os caiporas do carnaval, os volumes do São João e os encantos do festival de inverno de Garanhuns, a coleção busca atualizar os códigos das festas através de um olhar contemporâneo.
DESFILE
O desfile de apresentação das coleções e premiação dos vencedores aconteceu no dia 18 de março no Espaço Bacco’s, em Caruaru (PE), com um júri técnico formado por jornalistas do setor: Silvia Boriello (Revista Costura Perfeita); Vivi Haydu (Revista Têxtil); Yuko Suzuki (Revista World Fashion); Jussara Maturo (portal GBL Jeans); Iolanda Wutzl e Marlene Fernandes (portal Guia Jeanswear).

VENCEDORES
Após o desfile de todos os finalistas, foram anunciados os vencedores do concurso Brasil Fashion Designers 2024 – Pernambuco. Em terceiro lugar, ficou Analú Araújo, com a coleção “A Rua”; em segundo lugar, Deisy Silva, com a coleção “Vaqueiro Nordestino”; e em primeiro lugar ficou Miguel Santos, com sua coleção “Esplendor Agreste”.

“Fiquei muito empolgado em participar do concurso mesmo sendo um desafio tão grande”, celebra Miguel. Ele conta que tiveram prazos bastante apertados para produzir tudo e menos de um mês e apresentar as peças, e destaca: “que bom que foi assim. Tivemos nossas habilidades colocadas à prova e tivemos que nos superar em muitos aspectos. O concurso me testou de forma muito pessoal porque eu desenvolvi os croquis, as modelagens, costurei e até fiz a lavanderia de algumas das peças”, revela. “Mais do que a premiação, pude provar para mim mesmo que sou um ótimo profissional e anos de estudo têm valido a pena. Além disso, o título mostra aos nossos empresários da região que temos profissionais acima da média prontos para assumir os postos de criação, e além de um polo produtor, podemos ser um polo criador de moda.”
Os vencedores também ganharam prêmios da Audaces, Silmaq e Andrade Máquinas.
“Para mim, a premiação do concurso é um divisor de águas na minha vida profissional: agora, com a licença do Audaces360, ficarei no mesmo nível produtivo e profissional das grandes empresas da região. Será um ano de uso fundamental para me firmar como profissional de destaque no APL do Agreste e também a nível nacional”, finaliza Miguel.
JÚRI POPULAR
O último dia da Agreste Tex 2024 foi marcado pelo anúncio da coleção mais votada pelo público da feira. Os looks exibidos na entrada do pavilhão do evento já haviam sido mostrados na passarela do desfile promovido pelo Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), concurso que apresentou o trabalho de jovens estilistas de Pernambuco. Nesta sexta-feira, a grande vencedora foi apresentada. Aluna do curso de Técnico em Vestuário do Senai Caruaru, Deisy Silva, com sua coleção Vaqueiro Nordestino, conquistou 28,6% dos votos populares.
Emocionada, ela agradeceu a todos que votaram. “Eu estou muito feliz com essa coleção que entreguei. Por mais que tenha passado por perrengues, não só eu como os meninos, em pouco tempo para desenvolver tudo, estou feliz com tudo o que entreguei, dei o melhor de mim. Muito obrigada a todo mundo”, comemorou.
“Esta edição do Brasil Fashion foi marcante por ter sido realizada em tempo recorde. Não queríamos deixar para dar este presente a Pernambuco só em 2026, queríamos fazer agora, e em 2026, repetir. Ficamos muito felizes com o resultado apresentado pelos dez finalistas e vamos levar a coleção para outros Estados, exibi-la em eventos do Febratex Group”, detalhou o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.