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ATELIÊ FOMENTA E ERA BRAND DESFILAM NO 1º DESAFIO SOU DE ALGODÃO + CASA DE CRIADORES COM INSPIRAÇÕES POLÍTICA E RELIGIOSA

Finalistas do concurso para estudantes de moda utilizam produtos da Cedro Têxtil

Na 45ª edição da Casa de Criadores – um dos eventos mais inventivos do mundo da moda -, que teve início nesta quarta, 3 de julho, e segue até o dia 8 de julho, duas novas grifes estreiam nas passarelas: o Ateliê Fomenta, da dupla Fellipe Campos e Fernando Carvalho, estudantes de Moda da Faculdade Santa Marcelina/SP; e a Era Brand, formada por Alan da Silva Dantas, Lays Santos e Patrick Langkammer, da Universidade Veiga de Almeida/RJ. Eles formam o seleto grupo de seis selecionados entre 400 inscritos no 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que acontece no último dia do evento, 8 de julho, às 20h30, na Praça das Artes, Centro de São Paulo (SP). Os finalistas irão desfilar para um corpo de jurados, composto por renomados profissionais da área, que escolherá o vencedor.

Atelie FomentaInspirada no período de governo militar, a coleção “O Passado Nunca Mais”, do Ateliê Fomenta, conta com sarjas em cores sólidas e estampas militares da Cedro Têxtil, uma das apoiadoras do concurso de novos talentos. Para Eduardo Silva, coordenador de comunicação da Cedro, fazer parte do Desafio é uma maneira a mais da empresa contribuir com a descoberta de jovens talentos. “Como ponta da cadeia produtiva de moda, somos os primeiros a buscar a novidade para nossos clientes. E isso tem tudo a ver com esse olhar disruptivo e contestador que os estudantes estão trazendo para esse universo”, reflete.

As criações da dupla paulista remetem a marcos políticos, ao mesmo tempo em que contestam a estética de moda daquele período. Segundo Fellipe Carvalho, utilizar os tecidos da Cedro é uma forma de materializar essa coleção tão importante para a dupla, que pretende levar às passarelas uma roupa-documento, capaz de conectar o indivíduo que veste a peça com uma história à qual não pertence, necessariamente. “As peças da coleção foram baseadas nos shapes da época, tentando exacerbar as suas concepções originais, dando grande foco aos volumes rodados e modelagens em evasê”, explica o estilista.

Era BrandJá os cariocas da Era Brand apresentam a coleção “Oxumarê”. Os looks são baseados no orixá de mesmo nome, símbolo da riqueza, fortuna e poder. Com uma paleta de cores inspirada no dourado e nas cores do arco-íris, priorizando tons pasteis com tingimento manual, as peças representam o gênero fluido da entidade espiritual. “Quisemos fazer uma reverência ao trabalho manual, da estamparia ao tingimento, valorizando o resgate de nossas origens e a riqueza da cultura brasileira. Os tecidos da Cedro entram combinando com outros mais leves, misturando texturas em referência à união do tradicional com a modernidade”, adianta Allan Dantas.

 

 

 

1º Desafio Sou de Algodão na Casa de Criadores

O Movimento Sou de Algodão participa da 45ª edição da Casa dos Criadores com oficinas, talks e o Desafio que incentiva estudantes de moda de todo o Brasil a exibirem suas criações em mini-desfiles, em que o vencedor fará parte da line-up da 46ª edição do evento, em novembro de 2019, com apoio do Sou de Algodão.

As oficinas serão realizadas em parceria com a Re-roupa, reconhecido laboratório de produção de roupas e ideias que preza pelo ambiente criativo e criação de cultura visando intervir na lógica do sistema produtivo da moda, com o objetivo de promover a reflexão sobre o ciclo de vida da roupa e a criação de novos significados para a peça ou retalho em desuso, e também contarão com o apoio de grandes marcas: Cataguases, Farm, G. Vallone, HC Brasil, Vicunha e Zune. Serão 40 vagas abertas, por dia, e os participantes poderão levar para a casa a peça que confeccionarem. Já os talks serão temáticos e interativos, com 80 vagas por dia. As inscrições podem ser feitas a partir deste link: bit.ly/soudealgodao

E ainda, como reconhecimento aos ricos trabalhos dos semifinalistas do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, será realizada exposição no átrio da Praça das Artes, com os looks de 19 estudantes selecionados, aberto ao público durante os dias do evento à partir das 16h.

Os seis finalistas do desafio, com seleção feita em abril, levarão para as passarelas suas coleções completas de 10 looks, sendo na abertura de cada desfile exibido vídeos curtos que contarão a inspiração e a identidade de cada jovem estilista. A premiação será realizada no último dia do evento, em cerimônia que premiará os três primeiros colocados, e contará com renomados especialistas da moda para julgar os trabalhos.

Para Milton Garbugio, presidente da Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, é gratificante fechar a semana de moda com o primeiro ciclo de inspiração e orientação voltado ao público que estará no mercado, daqui a pouco, construindo a moda deste país.

“Estamos muito animados em estimular a criatividade dos estudantes e sermos uma ponte para o ingresso destes ao evento. O vencedor será um dos estilistas a apresentar sua coleção na próxima edição, e estamos ansiosos para saber quem será o novo talento da moda. Agradecemos a todos que nos apoiaram nesta jornada”.

O movimento segue em constante crescimento e no fortalecimento da presença do algodão para a indústria da moda e seus consumidores, em que Milton ressalta que “a terceira participação neste importante evento traz para a moda autoral brasileira uma fibra com tantos significados para a economia do país e para a expressão do design”.

De acordo com a Abrapa, o Brasil é o 4º maior produtor de algodão e o 2º maior exportador da fibra nesta safra, sendo 80% da produção certificada em sustentabilidade pelo programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável – e 70% licenciada pela BCI – Better Cotton Initiative, chancela internacional que atesta o algodão produzido de forma responsável, utilizada por diversas marcas de varejo de moda internacional e nacional.

Os finalistas terão como apoiadores de seus desfiles tecelagens parceiras do Sou de Algodão e para os três primeiros colocados, além do prêmio de R$ 30 mil ao vencedor, serão oferecidos metros de tecidos e horas de orientação e mentoria por meio dos apoiadores do Movimento.

selecionados_cdcFinalistas

  • Dario Mittmann – UEM/PR

  • Assumpta (Denis Mathias, Eduardo Augusto e Gabriela Camazzola) – Santa Marcelina/SP

  • Era Brand (Alan da Silva Dantas, Lays Santos e Patrick Langkammer) – UVA/RJ

  • Fellipe Campos e Fernando Carvalho – Santa Marcelina/SP

  • Mateus Cardoso – Santa Marcelina/SP

  • Rodrigo Evangelista – IED/SP

 

Tecelagens parceiras

Canatiba | Cedro Têxtil | Jolitex | Paranatex | Santista Jeanswear | Urbano Têxtil

Apoiadores do Movimento Sou de Algodão

Abrapa | Abvtex | Casa de Criadores | Etiqueta Certa | Ernna Cost | Fashion Innovation Bureau | Fashion Innovation Bureau | Leandro Pires Consultoria

 

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