Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > ALGODÃO COLORIDO BRASILEIRO MARCA PRESENÇA NA SEMANA DE MODA DE MILÃO

ALGODÃO COLORIDO BRASILEIRO MARCA PRESENÇA NA SEMANA DE MODA DE MILÃO

Utilizado pela Natural Cotton Color, algodão colorido naturalmente criado pela Embrapa está disponível em seis tonalidades

O algodão colorido, desenvolvido pela Embrapa, marca presença mais uma vez em passarela internacional, durante a Milan Fashion Week, que acontece de 21 a 27 de setembro, em Milão, na Itália. O produto é matéria-prima da marca de moda sustentável Natural Cotton Color, que realizará o desfile da coleção “Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão” no próximo sábado, dia 25. A realização é da Brasil Eco Fashion Week – BEFW em parceria com a Fashion Vibes, de Milão.

A coleção “Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão” reúne 16 looks, entre eles, 12 femininos e quatro masculinos. As peças foram criadas pela presidente da Natural Cotton Color, estilista Francisca Vieira, e pelo consultor e designer do Senai Paraíba, Rafael Lemos, com modelagem desenvolvida por Raquel Grassi. 

Além do trabalho artesanal com rendas e bordados, a coleção se destaca pela inovação e variedade de tecidos com base na mesma fibra natural como o denim 100% orgânico que possui cor, mas sem nenhum tipo de tingimento, o jacquard de algodão com seda e tecidos desenvolvidos com fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho. “O design surpreende com clássicos masculinos reinventados, como o terno produzidos em moletinho de algodão com seda. Tem também o smoking que deixa de ser black tie para se apresentar marrom, cor natural do algodão colorido orgânico”, revela Francisca.  

O objetivo do desfile é posicionar a Natural Cotton Color no mercado internacional. Para Rafael Morais, diretor executivo do BEFW, “trata-se de nutrir o crescente interesse global por moda ética e sustentável. Por isso, garantimos a oportunidade de apresentar desfiles de algumas marcas em Milão, reafirmando o Brasil como referência neste segmento da indústria da moda”, afirma.

Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes e realizadora da mostra BEFW em Milão, a moda brasileira chama a atenção do mercado mais atento à sustentabilidade em oposição ao fast fashion. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. Nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura”, disse.

SUSTENTABILIDADE NA MODA

A Natural Cotton Color produz moda com base no algodão colorido com certificado internacional de produto orgânico. A matéria-prima é cultivada com contrato de compra garantida por meio da agricultura familiar em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombos). O preço pago por quilo é o maior do Brasil. A espécie já nasce em tons de bege, marrom e verde – sem uso de aditivos ou corantes. Por não ter cultura irrigada, nem passar por tingimentos, o processo produtivo do campo até indústria economiza 87,5% de água. 

ALGODÃO COLORIDO

A Embrapa Algodão lançou seis variedades de algodão colorido, em tonalidades que vão do verde claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. São elas: BRS 200 Marrom, BRS Verde, BRS Rubi, BRS Safira, BRS Topázio e BRS Jade.

O algodão colorido subiu às passarelas pela primeira em 2004, na São Paulo Fashion Week, com o estilista Ronaldo Fraga. De lá para cá, as peças confeccionadas com as variedades de algodão colorido vêm conquistando o mundo da moda. O produto também esteve presente em duas edições da Fashion Rio, além de desfiles em Paris e Milão.

Deixe um comentário

Top