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43ª FIMEC APRESENTA AÇÕES PARA O SETOR COUREIRO-CALÇADISTA

A maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina desenvolve estratégias em busca de mais uma edição de sucesso

A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) é a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. A 43ª edição acontecerá de 26 a 28 de fevereiro de 2019 nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Nesta quarta-feira (28), a Fenac e as entidades parceiras da Fimec promoveram uma coletiva de imprensa para apresentar as ações da próxima edição.  Da produção à logística, a feira é o local onde a indústria cria negócios e apresenta novidades e lançamentos em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para atender aos visitantes de todo o setor calçadista. Na condição de maior feira do setor na América Latina, em sua última edição a Fimec reuniu mais de 500 expositores e um público profissional e qualificado de mais de 37 países.

Durante a coletiva, o diretor-executivo da Fenac, Mauro de Paula, destacou que a Fimec representa toda a força do mercado coureiro-calçadista. “A Fimec é construída por várias mãos, pois conta com o apoio de diversas entidades setoriais desde o início. Estamos bastante otimistas com os números comerciais da edição de 2019, que já são melhores que os deste ano. A nossa principal missão é fazer com que os empresários e profissionais que visitam a feira saiam daqui com mais conhecimento e informação. O nosso objetivo é que participar da Fimec seja uma experiência transformadora, por isso oferecemos projetos para inspirar e agregar conhecimento, auxiliando os empresários na busca por melhorias em seus negócios”, pontuou de Paula.

FÓRUM FIMEC OPORTUNIZA CONHECIMENTO AOS VISITANTES

Sucesso na última edição da feira, o Fórum Fimec já está confirmado para a programação de 2019. Com objetivo de oferecer informação e conhecimento global para transformação do setor coureiro-calçadista, o evento acontece junto à Fimec e conta com palestrantes nacionais e internacionais referência em suas atividades no setor calçadista. Suane Lemke, coordenadora da Comissão Organizadora da Fimec, destacou que o espaço busca tornar a feira ainda mais relevante, ofertando conteúdo transformador. “O Fórum Fimec proporciona acesso e networking com profissionais relevantes do mercado a nível internacional. Nosso objetivo é que o Fórum seja um local onde o setor possa apresentar ideias e inovações, por isso buscamos provocar e inspirar o mercado”, explicou Suane.

Em 2019, o Fórum Fimec ocorrerá no dia 27 de fevereiro, das 9 às 14 horas, reunindo profissionais ligados à moda e à área de negócios para compartilhar experiências profissionais e abordar temas de relevância do segmento.  Entre os nomes de relevância já confirmados está Thomas Michaelis, que falará sobre “Revestimento têxtil: o impacto da mudança de sistemas de solventes para produtos químicos à base de água na indústria”. Michaelis é Chefe de Revestimentos Têxteis na Europa, Oriente Médio e África da Covestro (Alemanha). Outra palestra confirmada é “O futuro do Design e da produção”, que abordará as percepções do consumidor, traduzindo ideais de Design e trazendo para o futuro da indústria. A palestra será com Rob Bruce, criativo voltado para o human centered design e com experiência em Design em marcas como Apple, Nike, Google, Coca-Cola; e Sergio Guimarães, especialista na indústria de calçados com mais de 40 anos no mercado global, que já atuou para marcas como 9West, Disney e Nike.

O Fórum Fimec tem patrocínio Transduarte e Orisol, apoio master do SEBRAE RS, Universidade Feevale e das entidades do setor coureiro-calçadista.

ESTÚDIO FIMEC ABORDA A RELAÇÃO DE GERAÇÕES NA ERA DIGITAL

O Estúdio Fimec é um espaço da feira dedicado à informação de moda, que oportuniza experiência aos visitantes da Fimec. Neste ambiente inspiracional, assinado pelo Studio 10 e Coelho Assessoria Empresarial, o público entra em contato com produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor. Trata-se de um universo lúdico e recheado de tendências de moda que proporcionam um direcionamento para as criações dos visitantes.

Na edição de 2019, o tema do Estúdio Fimec será Rel@ções Convergentes, abordando as diversas gerações que participam, com mais ou menos atividade, do mundo virtual. Essa interação gera um novo comportamento que, por consequência, gera novas características para o consumo. Assim, as matérias-primas e os produtos serão baseados neste contexto de envolvimento virtual, tanto de nativos da era digital (Geração Y-millennials, Geração Z-centennials, Geração Alpha) quanto de visitantes dessa era (Geração X e os Baby Boomers). Para o estilista e diretor do Studio 10, Christian Thomas, essa relação de gerações é o motivo principal das investigações de comportamento para o Estúdio Fimec 2019. “A tecnologia vem evoluindo e se entrelaçando à vida do ser humano. A interação entre as diferentes gerações gera um novo comportamento que, por consequência, gera novas características para o consumo”, destacou Thomas.

O projeto Estúdio Fimec é da Coelho Assessoria Empresarial e o conteúdo de responsabilidade do Studio 10 e do Centro de Design da Universidade Feevale, com realização da Fenac durante a Fimec.

FÁBRICA CONCEITO APRESENTA INOVAÇÕES NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS EM TEMPO REAL

A Fábrica Conceito é um espaço da Fimec que mostra a fabricação de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. Realizado pela Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial, o projeto reunirá em torno de 70 empresas, desde fornecedores de matérias-primas até sistemas de gestão e controle da produção, de máquinas e destinação dos resíduos industriais da fábrica. O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, destacou o tema do projeto para o próximo ano. “‘A tecnologia da informação a serviço da indústria calçadista’ será o tema da Fábrica Conceito em 2019 e queremos apresentar alguns conceitos novos que surgiram com essa revolução digital. Vamos trazer máquinas, inovações, tecnologias, processos e produtos sustentáveis para atender esse mercado”, explicou Griebeler.

Para o Diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luís Coelho, o projeto evoluiu constantemente ao longo dos anos. “Estamos chegando à 10ª edição da Fábrica Conceito e é evidente a evolução do projeto, pois nesse tempo tivemos um reconhecimento da própria Fimec e do mercado, conseguindo ampliar o espaço e melhorar a localização do projeto devido à importância do mesmo dentro da feira e junto ao mercado”, destacou Coelho. Para a próxima edição, os visitantes da feira terão uma fábrica realmente inovadora na área de gestão, com sistemas de integração de máquinas e equipamentos que aumentam a produtividade das indústrias e garantem controle da performance da produção em tempo real.

Em 2019, as marcas que estarão produzindo na feira serão: Calçados Kildare, de Novo Hamburgo, e Calçados Arezzo, de Campo Bom. As duas indústrias desenvolveram inovações especialmente para apresentar no projeto. Para o diretor executivo da Arezzo, Cisso Klaus, o destaque da Fábrica Conceito e da Fimec é a união das entidades. “Compartilhar conhecimento e informação é fundamental, mas o que temos de especial aqui é a união de entidades em um foco comum. A indústria precisa se adequar a isso e andar junto. Essa é a nossa principal força para trazer de volta o orgulho de ser sapateiro, se focarmos nisso não tem divisão, só tem união”, destacou Klaus.

A Fábrica Conceito ainda contará com uma unidade de produção do Senai, que produzirá um sapato com solado anabela, totalmente desenvolvido pelos alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado, através de um concurso interno. Para garantir a produção de 900 pares de calçados da marca Arezzo, 450 da Kildare e 900 do Senai nos três dias de feira, a Fábrica Conceito envolverá 60 operários. Além dos alunos da Escola do Calçado do Senai, o projeto contratará operários que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho.

A Fábrica Conceito terá como parceiros master Calçados Arezzo, Calçados Kildare, BASF e Covestro.

PROJETO SOLA APRESENTA SOLUÇÕES PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DA INDÚSTRIA 

Reforçando a parceria que ocorre há algumas edições da Fimec, em 2019 a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apresentará o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito, demonstrando o controle dos processos logísticos de maneira automatizada por leituras de código de barras e RFID. O consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, responsável pelo projeto SOLA, explica que o sistema vem ao encontro da necessidade de melhorar a produtividade da indústria calçadista, otimizar processos para a redução de custos e aplicar a rastreabilidade plena por meio da adoção de metodologia para integrar e dar eficiência aos elos da cadeia, do fornecedor de matéria-prima ao varejo. “Na feira, o empresário interessado poderá conhecer o sistema de controle com os princípios de rastreabilidade e computação na nuvem aplicados, monitorando o abastecimento, perdas e produção de produto acabado em tempo real”, explica.

Segundo Hoelscher, com um custo de implantação compatível com o porte da empresa, a economia e aumento da produtividade são enormes, especialmente com a mitigação de erros durante o processo, acrescentando a entrega de informações rápidas e sem ruptura para a área comercial melhorar as suas vendas. “O processo vem chamando a atenção de grandes players da indústria, mas o nosso desafio principal é chegar ao varejo, que impõe retrabalho com procedimentos de reetiquetagem, ignorando os controles e rotulagem do fabricante. A adoção de padrões permite a integração da cadeia e ganho de escala, consequentemente, redução de custos, além do impacto comercial de um produto de moda que, hoje, ao invés de circular rapidamente, fica muito tempo parado para atender procedimentos do cliente.”, conclui o consultor.

RODADAS DE NEGÓCIOS AMPLIAM NETWORKING DURANTE A FEIRA

Também durante a Fimec 2019, ocorrerão rodadas de negócios. A Abicalçados realizará, por meio do Future Footwear, programa mantido em parceria com as entidades setoriais Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros), mais uma edição do FF Exchange. A iniciativa é uma rodada de negócios no modelo speed dating, na qual os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação. Nesta edição, o projeto reunirá calçadistas (âncoras) e fornecedores da cadeia, com o objetivo de otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia.

Outra iniciativa é o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals como uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Assintecal. Nos três dias de evento, estima-se realizar cerca de 600 rodadas de negócios entre participantes do projeto e 10 compradores da Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia e Índia. A expectativa de negócios é superar os USD 15 milhões atingidos na edição passada.

Sobre a Fimec – A 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil). A FIMEC é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio da Transduarte e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS e IBTEC.

Foto: Maiara Sparrenberger/Talenttare

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