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27a EDIÇÃO DO MINAS TREND: SUCESSO A TODOS OS PÚBLICOS

Maior salão de negócios de moda do país apresenta saldo positivo e supera expectativas de lojistas e expositores

A 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 mostra que o que já é bem sucedido ainda pode melhorar. A meta de crescimento aos níveis de antes da pandemia se confirma na percepção dos participantes, sejam compradores, expositores ou formadores de opinião. “Vivemos agora o renascimento após tantos desafios enfrentados pelo setor. Aprendemos que mudanças vieram para ficar e que este novo momento nos oferece a oportunidade de gerar ainda mais negócios e beneficiar toda a cadeia produtiva”, resume o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe.

Nos corredores da feira, esse sentimento se confirmou com o fluxo intenso de compradores, sedentos por antecipar as compras que enfeitarão as vitrines da próxima estação com cores fortes e muito brilho.

Na avaliação da baiana Claudia Reuter Esquivel, o Minas Trend é hoje a melhor feira de moda realizada no país. “Sempre venho preparada para investir muito e renovar a loja pelo maior tempo possível. Na última edição, eu cheguei com uma boa expectativa e comprei bastante, porque o cenário já era bem promissor. Vendi tudo rapidamente e precisei reabastecer. Esse é o meu termômetro e agora eu dobrei a minha projeção de compra”, conta a lojista de Feira de Santana (BA).

A calçadista Lia Line, estreante no evento, veio de Santa Catarina e conseguiu fazer bons negócios e afirma que o Minas Trend vai entrar no calendário de eventos com a presença da marca. “Além do que concretizamos, foi uma oportunidade maravilhosa para nos apresentarmos à novos clientes, dar visibilidade para a nossa marca, o que é sempre importante para nós”, observa a gerente comercial, Daiana Meschke. Em resultados efetivos, ela conta com entusiasmo: “superamos em 30% as expectativas iniciais.”

Dona de uma loja de roupas e acessórios em Belo Horizonte, Isabella Álvares tornou-se compradora da mineira Isla durante a pandemia. “Sempre compro das marcas expositoras no Minas Trend e acho ótimo estar aqui, porque consigo resolver tudo em uma mesma etapa e contemplar bem a clientela, que busca não apenas a moda festa, mas a roupa do cotidiano e que atende às necessidades para o trabalho, para o happy hour e eventos maiores, com um mesmo look”, avalia.

Desde que a Isla foi criada, em 2007, a estratégia foi investir na visibilidade proporcionada pelo Minas Trend, que é o maior salão de negócios de moda da América Latina. Os resultados são acima de qualquer expetativa: “a última edição foi um sucesso pra nós; as vendas foram maravilhosas”, conta a estilista da marca, Luíza Garcia. E agora? “Conseguimos dobrar o faturamento”, comemora, confirmando a impressão de quem visitou o espaço, sempre muito concorrido entre os lojistas de todo o país.

Após três dias de grande movimentação no Expominas, em Belo Horizonte, a 27a edição do Minas Trend se encerrou na quinta-feira (21/04) com a certeza da capacidade de nascer, sobreviver, renascer. O evento, que nesta edição contou com 90 expositores, se reinventa para brilhar e elevar a moda mineira e brasileira ao patamar que ela merece, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do setor.

COMPRADORES INTERNACIONAIS

O Projeto “Encontro de Negócios Internacionais – Minas Trend” realizou agendas de negócios entre empresas brasileiras do setor da moda, expositoras da 27ª edição do Minas Trend e compradores internacionais, a fim de estimular oportunidades de exportação e abrir novos mercados.

A ação também busca estimular e promover as indústrias que têm como propósito a sustentabilidade ambiental, social ou de gênero, seja por meio do desenvolvimento de produtos ecofriendly, práticas de produção de resíduo zero, utilização de matérias-primas que não agridam o meio-ambiente, apoio a causas sociais e valorização da mão-de-obra/ matéria-prima, referências culturais regionais e valorização da mão-de-obra feminina, ao dar posições de liderança para mulheres dentro da marca ou ter em sua maior parte de colaboradores, pessoas do gênero feminino.

Conforme explica Miriam Moraes Euclides, coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, nesta edição do Minas Trend viriam 10 compradores internacionais. “Os participantes do Encontro de Negócios Internacionais são representantes e proprietários de lojas especializadas em moda, butiques e lojas de departamentos, provenientes de países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Mônaco, Israel, Bolívia, Paraguai e Uruguai”, conta. 

A gestora destaca ainda que “trazer compradores para conhecer o Minas Trend possibilita a visibilidade do evento e das marcas brasileiras no cenário mundial, proporcionando novas oportunidades de negócios para a indústria da moda, além de promover a imagem do Brasil e do estado de Minas Gerais como destino para investimentos, negócios e parcerias”, diz.

A expectativa do CIN em 2022 é intensificar a venda de produtos do setor da moda para o mercado externo, melhorar a relação comercial das empresas para torná-las mais competitivas, abrir novos mercados e proporcionar uma experiência inesquecível para as marcas participantes e os compradores que visitarão nosso estado.

Miriam Moraes salienta também que a internacionalização é uma oportunidade que as empresas deveriam considerar como prioridade em suas estratégias. “E é mais simples do que parece! Quando a marca expande internacionalmente, ela tem a possibilidade de aumento dos lucros, diversificação de mercado, reconhecimento internacional e também no mercado interno, aumento de produção e competitividade, entre outros aspectos.”

MARCAS ESTREANTES

Quando a FIEMG realizou a primeira edição do Minas Trend, em 2007, várias marcas ainda nem existiam no mercado. É o caso da Bozzolo, empresa sediada em Roca Sales, no Rio Grande do Sul, que atua no mercado de bolsas. Criada em meados de 2019, pouco antes da pandemia, a empresa é uma das 24 marcas estreantes no maior evento de negócios da moda na América Latina.

A proprietária da marca, Luciana Bozzolo, conta que no caminho para chegar até o momento teve percalços, como todo negócio em sua etapa inicial. E no meio de tudo houve, além de uma pandemia, a descoberta de que o seu marido e companheiro de projeto estava com câncer. E dá-lhe superação: enquanto ele se tratava, ela quase se tornou uma das vítimas fatais da Covid-19. Quatro meses depois, ela ficou viúva e com um negócio – praticamente abandonado, devido às circunstâncias – para tocar sozinha.

“Conselhos para que eu jogasse a toalha não faltaram, mas eu não vou desistir tão fácil”, assegura a empreendedora. Os problemas eram muitos: o site não funcionava bem, a gestão era terceirizada, o custo da manutenção estava fora da realidade da empresa e ela não tinha acesso. Para uma fase em que era possível vender basicamente à distância, dá para imaginar a falta de competitividade.

O traço mais importante da marca, no entanto, continuava ali: “as nossas bolsas são todas artesanais. O trançado é feito por artesãos aqui da cidade”, ela destaca. Cheia de energia e entusiasmo, Luciana Bozzolo está convicta de que a estreia no Minas Trend será um divisor importante para a consolidação da marca, além de possibilitar as vendas que ela se estruturou para fechar e de gerar muitas oportunidades de interação, troca de experiência e aprendizado com os participantes.

Suzana Santos Calçados

A Suzana Santos Calçados é uma empresa catarinense fundada em 1995, mas também desembarcou pela primeira vez no Expominas, em Belo Horizonte. Como ela mesma se identifica, é uma marca que investe regularmente em tecnologia, inovação e na capacitação de seus profissionais, oferecendo produtos que são objetos de desejo do público feminino e estão nas vitrines das melhores lojas nacionais e internacionais.

Renata Ouriques, gerente de marketing da Suzana Santos Calçados, explica que “o Minas Trend é uma feira que chamou nossa atenção, e queremos crescer cada vez mais como marca. Então, foi uma ótima oportunidade participar.”

O tradicional evento promovido pela FIEMG já é bem conhecido pela Bel Art, que atua há mais de 30 anos no mercado de moda festa e noiva, com lojas em Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná. Com um público composto por formandas, mães de noivos e noivas, madrinhas e mulheres empoderadas, a marca até então compareceu ao Expominas entre os compradores.

Mas este ano, a estratégia mudou. Eles estiveram no evento como expositores. “O Minas Trend é, sem dúvida, a melhor feira do segmento festa do Brasil e essa foi nossa primeira participação como atacadistas”, comemora o gerente comercial da marca em Belo Horizonte, Douglas Rieg.  Ele conta que o foco da marca Bel Art está nos lojistas que buscam vestidos luxuosos, bordados à mão para atender à clientela mais exigente. “Esses se surpreenderam com a nossa coleção. Estamos ansiosos e com excelentes expectativas”, avisa Rieg.

Quais são e de onde vêm: As marcas estreantes na 27ª edição do Minas Trend, que aconteceu de 19 a 21 de abril no Expominas, em Belo Horizonte foram: Alinare, Di Roma, Emporium MP, Hits, LBF, Máfia Brasileira, Pin Personalizados e Quinta, do estado de São Paulo; Bozzolo, Lia Line e Suzana Santos, de Santa Catarina; Eliz Conceito, Killana e Seven C, do Rio Grande do Sul; além das mineiras LAAB e Le MY, da paranaense Bel Art e da baiana Vilhena. O estado de Pernambuco chega com a marca do colaborativo, em um estande que reúne as marcas Clubi T-Shirt, Simone Lapenda, Lili Ebbers, Leila Bastos, Roda e Nelly Cardozzo.

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